Menu

Saúde

Atualizado em 5 de março de 2010, às 23:38 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pílula do Dia Seguinte – Nomes, Preços

pilula do dia seguinte nomes preços Pílula do Dia Seguinte   Nomes, Preços

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência que deve ser ingerida pela mulher até 72 horas depois do ato sexual. Esse componente atua no organismo com a meta de impedir a ovulação, interferindo no funcionamento natural do sistema reprodutor da mulher.

O consumo de pílula do dia seguinte acontece para evitar uma gravidez, mas quando a ingestão se torna regular, pode colocar em risco a saúde da mulher. Esse medicamento ao mesmo tempo em que impede a fecundação também atua no organismo como uma droga que causa efeitos colaterais após o consumo.

Muitas dúvidas surgem sobre como usar a pílula do dia seguinte, afinal, existem mulheres que desconhecem o intervalo ideal de tempo para se ingerir os comprimidos. Tome uma dose e espere 12 horas para tomar a segunda, respeitando o prazo de 72 horas após o sexo. Quando o consumo de pílula acontece dentro das primeiras 48 horas, o risco de engravidar é de apenas 5%.

Os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte variam de uma mulher para outra, podendo causar náuseas, dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual, enjôos, diarréias e vômitos. Para comprar esse medicamento, não é preciso apresentar receita médica na farmácia, basta pedir o produto e escutar as orientações do farmacêutico. Quanto ao preço da pílula do dia seguinte, ele varia de R$15,00 a R$20,00, dependendo da marca.

Existe uma série de contra-indicações para o consumo do contraceptivo de emergência, mulheres com diabete, problemas cardíacos e hipertensão devem evitar a ingestão do medicamento. Outro malefício da pílula está no consumo freqüente, tal habito pode aumentar os riscos de uma gravidez inesperada.

É fundamental ficar atento aos nomes da pílula do dia seguinte, afinal, existem marcas que são mais eficientes que outras. Entre os contraceptivos desse gênero mais vendidos, destacam-se: Postinor, Dia D, Pozato, Pilem e Poslove.

Procure consumir a pílula do dia seguinte somente em casos emergenciais. Existem métodos mais eficientes para evitar uma gravidez, como a camisinha, o DIU, adesivos e a pílula anticoncepcional. O uso do preservativo é essencial durante o sexo, só ele previne as doenças sexualmente transmissíveis, coisa que nenhum outro contraceptivo garante.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.