Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Picada de marimbondo: como tratar

Retirar o inseto da pele e aplicar compressa de água fria são alguns dos primeiros cuidados a serem tomados após uma picada de marimbondo. Se a pessoa for alérgica, deve ser levada ao médico imediatamente.
 

O marimbondo, nome dado popularmente às vespas, é um inseto voador, da ordem dos heminópteros, parente das abelhas e formigas, que costuma atacar quando se sente ameaçado. Ele é encontrado tanto em áreas urbanas quanto rurais, construindo a sua casa em locais abertos, casas, galhos ou qualquer outro local protegido.

O marimbondo costuma atacar as pessoas quando se sente ameaçado

Picada de marimbondo: como tratar

Apesar de ter a sua parcela de importância para o meio ambiente, o marimbondo é visto como um verdadeiro vilão, por causa das picadas que às vezes distribui, principalmente quando tem o seu abrigo atacado por alguém ou se sente incomodado. Se o ninho deles estiver incomodando e precisar ser removido, o mais indicado é chamar uma empresa especializada ou ligar para o Corpo de Bombeiros da sua cidade.

 

Picada de marimbondo como tratar

Para evitar as picadas de marimbondo, basta não ter contato com ele, ficando longe dos locais onde o inseto habita. Caso você encontre uma casa de marimbondo pela frente, o melhor a fazer é deixar a curiosidade de lado e passar direto por ela.

Se mesmo com esses cuidados você for atacado por marimbondos, primeiramente tenha calma, não adianta ficar desesperado, pois isso pode aumentar o desconforto da picada, que normalmente vem acompanhada de dor local, vermelhidão, coceira e inchaço.

Saiba mais: Picadas de insetos em bebê: O que fazer

Como tratar

Uma compressa de água fria no local da picada pode ajudar no alívio da dor

A primeira medida após a picada é retirar o marimbondo da pele, mas com muito cuidado, pois se você apertar o corpo do inseto, ele pode injetar mais veneno. Após a retirada, aplique uma compressa com água fria no local, para diminuir a dor, e procure o atendimento médico, principalmente se houver picadas na cabeça e no pescoço.

Para aliviar a coceira e controlar uma possível inflamação, o mais recomendado é o uso de anti-histamínico oral ou a aplicação de creme corticosteróide tópico (pomada, loção ou gel), lembrando que tais produtos só devem ser utilizados se forem indicados por um médico.

Caso apareça uma bolha, evite estourá-la. Lave a área em que ela está com água e sabão neutro, para diminuir o risco de uma infecção.

Leia também: Primeiros socorros em caso de picada por animais perigosos

Importante

As pessoas alérgicas devem tomar muito cuidado com as picadas de marimbondo

As pessoas alérgicas devem tomar muito cuidado com as picadas de marimbondo

Assim como nas picadas de abelha, as picadas de marimbondo podem ser muito perigosas para quem é alérgico, existindo a possibilidade de surgirem quadros de falta de ar, tontura, aperto no peito e sensação de desmaio, resultando em choque anafilático.

Por esse motivo, se a pessoa picada apresentar um dos sintomas acima ou se você não tiver certeza se ela é alérgica, procure um médico o mais rápido possível.

Conteúdo avaliado com média:
 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL