Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Phishing: como se proteger

Phishing: como se proteger

Por Andre

Diariamente, milhões de internautas em todo o mundo estão sujeitos a diversas ameaças virtuais, sendo uma boa quantidade delas classificada como phishing. Na tradução para o português, o termo significa “pescaria” e é justamente com a intenção de “fisgar” alguns usuários desatentos que a prática do phishing vem se dissipando.

Através do phishing, criminosos virtuais podem roubar diversos dados confidenciais do seu computador (Foto: Divulgação)

Seja através de e-mails, sites falsos imitando páginas de bancos, mensageiros instantâneos, redes sociais ou até mesmo via mensagens SMS, o phishing é um tipo de golpe eletrônico que tem o objetivo de roubar dados pessoais, como senhas, documentos, número de cartão de crédito e informações bancárias, entre outros.

Com esses dados confidenciais em mãos, os criminosos virtuais podem fazer compras em nomes de terceiros, gastar todo o limite do cartão de crédito, transferir o saldo de contas bancárias, criar perfis falsos usando os nomes das vítimas e uma série de outras atividades ilegais. Para se proteger do phishing, fique atento a algumas dicas.

Fique alerta: Como proteger o computador de roubos de dados

Navegue com atenção e segurança

Fique atento aos sites pelos quais está navegando, pois eles podem ser falsos (Foto: Divulgação)

Para não ser vítima de phishing, seja bastante prudente e atencioso ao navegar na internet. Não clique em links estranhos, mesmo que tenham sido enviados por conhecidos e evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos, principalmente se eles tiverem algum anexo, já que eles podem estar cheios de arquivos maliciosos e que servirão para roubar os seus dados.

Aprenda a identificá-los: Como saber se um site é falso

Fique atento também a possíveis sites falsos e fraudulentos e tome cuidado ao navegar pelas redes sociais, evitando clicar em links enviados para o seu perfil. Se for o caso, pergunte aos seus amigos se foram eles mesmos que lhe enviaram. A precaução deve ser a mesma ao utilizar o MSN e ao receber SMS pedindo para acessar algum site.

Mantenha o antivírus atualizado

Os antivírus contam com boa proteção contra o phishing (Foto: Divulgação)

Praticamente todos os antivírus disponíveis no mercado, inclusive os gratuitos, têm ferramentas de proteção contra o phishing. Por esse motivo, mantenha sempre o seu antivírus atualizado e funcionando, além de prestar atenção aos avisos que ele emitir sobre possíveis problemas em alguns sites que você visitar.

Programas antiphishing

Para o PC ficar ainda mais seguro existem boas opções de programas antiphishing (Foto: Divulgação)

Para manter o seu computador ainda mais protegido do phishing, você pode contar com programas complementares ao seu navegador, que servem para indicar possíveis sites fraudulentos antes de acessá-los. Em alguns deles é até possível conferir os comentários de outros internautas e verificar a procedência daquela página. Algumas das opções são:

WOT para Google Chrome

PhishGuard para Firefox

PhishGuard para Internet Explorer

Recomendado para você
Tecnologia

Itelefônica Webmail

Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *