Menu

Comportamento

Atualizado em 25 de janeiro de 2012, às 20:25 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pessoas são menos inteligentes quando estão em equipe, diz estudo

O estudo realizado pela Universidade Virginia Tech, nos EUA, encontrou mudanças no teste de QI e no mapeamento do cérebro.

348851 phpWeg1r3 Profissionais devem ter cuidado ao enviar e mails no ambiente de trabalho

Reflita no seguinte caso:  um funcionário da área comercial está perto de fechar um contrato para oferecer serviços de curso de gramática, no entanto, envia a proposta ao cliente via e-mail com múltiplos erros ortográficos. Resultado: o cliente desiste da contratação e a empresa acaba prejudicada.

O exemplo dado por Reinaldo Passadori diretor do Instituto Passadori – Educação Corporativa, simula a falta de cuidado que o profissional teve ao mandar uma proposta  por e-mail no expediente de trabalho.

Esse tipo de falha aponta a falta de preparo dos funcionários. Procure sempre revisar a mensagem e use o corretor ortográfico para evitar situações semelhantes. Antes de escrever um e-mail é necessário pensar em cada vírgula e ter toda uma preparação em transmitir a mensagem correta. O ideal é ler duas, ou quantas vezes precisar para assegurar que está tudo correto.

De acordo com o diretor, o e-mail é o perfil do profissional na internet e qualquer falha pode ser prejudicial. “É preciso ter atenção redobrada em relação ao bom entendimento da mensagem que se quer passar. No contexto corporativo, um erro pode comprometer não só a imagem do profissional, como a da empresa”, adverte.

Tom Coelho, palestrante e examinador de assuntos associados ao mercado  de trabalho, adverte que a disposição e a objetividade da informação, sua coesão e ortografia são alvos de atenção essenciais para uma comunicação virtual eficaz.

Desse modo, para evitar que erros e a falta de atenção impliquem em saias justas e circunstâncias constrangedoras, confira a seguir cinco dicas para usar o e-mail, com prudência e organização.

Dicas

Responda as mensagens com celeridade;

Crie uma assinatura automática em todas as respostas e direcionamentos;

No fim do expediente exclua as mensagens sem importância e guarde as demais em pastas antecipadamente definidas;

Empregue o recurso de “confirmação de leitura” apenas quando realmente precisar;

Evite e-mails do tipo “corrente”.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL