Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pessoas que reclamam demais, como lidar

Pessoas que reclamam demais, como lidar

é importante não perder a paciência.

Em todos os lugares podemos encontrar pessoas que reclamam demais de tudo. Pode ser no emprego, no círculo de amigos ou mesmo em casa. Não é fácil lidar com esse tipo de situação, por isso daremos algumas dicas para que você não perca a paciência facilmente.

Veja também: Como superar a falta de paciência com as pessoas

Como lidar com pessoas que reclamam demais

Para traçar uma estratégia para lidar com as pessoas “reclamonas” é necessário saber primeiramente quem é essa pessoa e do que ela reclama.

Amigo: quando o problema é com algum amigo seu, você pode tentar conversar com ele, explicar que ele anda reclamando demais. Porém, há amigos que não aceitam esse tipo de questionamento, por isso, nesse caso o ideal é não ligar para as reclamações. Ouça, mas “deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro”. Uma outra boa tática é mudar de assunto. Quando ele iniciar aquela conversa reclamando de algo, mude imediatamente de assunto, relembre algo, comece outra conversa.

O ideal é não brigar. Seja amigo ou namorado, tente conversar calmamente sobre o problema.

Existem casos mais complicados. Quando alguém perde algum parente próximo pode começar a reclamar de tudo na vida. Nesse caso o ideal é aconselhar a pessoa a procurar um psicólogo.

Namorado: quando o namorado ou a namorada reclama demais de você, é importante ficar atento. Talvez ele esteja tentando mostrar que não gosta de você exatamente como é. Nesse caso uma conversa franca pode resolver o problema.

Sogra: é muito comum as sogras reclamarem bastante. Normalmente estão tentando ver até que ponto vai sua paciência, tentando testá-lo. Nesses casos é importantíssimo não perder a paciência. Tente ouvir o que ela tem a dizer e resolva o problema. Leve a sério a reclamação dela e ganhará uns pontinhos com a sogra. Caso isso não seja possível por algum motivo, então a saída é não ligar para as reclamações.

Veja também em nosso site como melhorar o relacionamento com a sogra.

Patrão: quando o problema é no emprego, tente ouvir as reclamações e melhorar. Caso não seja possível, pense em procurar outro local para trabalhar. Não faz bem a saúde trabalhar em um ambiente onde não se sinta bem. Há estudos que comprovam que o rendimento profissional diminui e problemas de saúde causados pelo estresse, como o enfarto do miocárdio, podem ocorrer.

É muito comum sogras que reclamam demais.

O conteúdo das reclamações

Pessoas que reclamam demais são encontradas em qualquer local. Primeiramente temos que prestar atenção ao tipo de reclamação. Muitas vezes podemos estar errados, por isso é importante ouvir o que essas pessoas têm a dizer e talvez mudar nossas atitudes.

Porém, em outros casos as reclamações são infundadas, apenas pelo prazer em reclamar. Quando isso ocorre o ideal é realmente não ligar para o que essa pessoa diz, mudar de assunto ou cortar a conversa e ir embora. Infelizmente temos que lidar com essas pessoas, pois mudá-las não é uma atitude fácil.

Recomendado para você
Bem Estar

Sinais que indicam que o homem está apaixonado

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *