Menu

Comportamento

Atualizado em 9 de agosto de 2012, às 11:48 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pessoas que mentem menos tem saúde melhor, diz estudo

Mentir menos melhora a saúde física e mental, pois a pessoa tem menos problemas com os seus relacionamentos sociais.

A honestidade plena não é uma característica do ser humano, afinal, todas as pessoas acabam contando mentiras em algum momento, tanto para persuadir como para se esquivar de situações que oferecem riscos. Os motivos para mentir são diversos, mas uma pesquisa comprovou que os mentirosos podem colocar a saúde em perigo.

499287 Pessoas que mentem menos tem saúde melhor diz estudo 1 Pessoas que mentem menos tem saúde melhor, diz estudoMentirosos podem sofrer com problemas de saúde. (Foto:Divulgação)

Veja também: Como lidar com mentirosos

Menos mentiras, mais saúde

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, as pessoas que se esforçam para mentir menos contam com melhores condições de saúde. Os resultados da pesquisa foram divulgados no encontro anual da Associação Americana de Psicologia, em Orlando, que aconteceu na última segunda-feira (6).

Para chegar à conclusão de que mentir menos faz bem para a saúde, os autores do trabalho avaliaram 110 pessoas, com idade de 18 a 71 anos. Os voluntários foram divididos em três grupos e, ao longo de dez semanas, participaram de vários encontros para responder perguntas sobre relacionamento, estado de saúde física e mental. Os participantes foram abordados, inclusive, com questões relacionadas à qualidade do sono, ansiedade, dores de cabeça e cólica.

499287 Pessoas que mentem menos tem saúde melhor diz estudo Pessoas que mentem menos tem saúde melhor, diz estudoCena do filme O Mentiroso, de 1997. (Foto:Divulgação)

Os autores do trabalho orientaram os participantes, pedindo para que o primeiro grupo contasse mentiras, enquanto o segundo se esforçasse ao máximo para não mentir. Como deixar de falar inverdades é algo difícil, os pesquisadores recomendaram que os voluntários ignorassem as perguntas mais delicadas para não acabar mentindo. Já o terceiro grupo não recebeu instruções para contar mais ou menos mentiras.

Quem mente menos se relaciona melhor com as pessoas

As pessoas que mentiram e não mentiram tiveram os seus resultados comparados às respostas dos indivíduos que compunham o terceiro grupo. Depois de avaliar os dados, os pesquisadores concluíram que quem mente menos se relaciona melhor com as pessoas e, por isso, não está tão arriscado a desenvolver problemas de saúde decorrentes da melancolia e do estresse.

499287 Pessoas que mentem menos tem saúde melhor diz estudo 2 Pessoas que mentem menos tem saúde melhor, diz estudoQuando não conta mentiras, o indivíduo se relaciona melhor com as pessoas. (Foto:Divulgação)

Baseado na estimativa de que um americano mente aproximadamente 11 vezes por semana, os pesquisadores da Universidade de Notre Dame observaram que os participantes que mentiram menos do que a média desfrutaram de melhores relacionamentos com as outras pessoas. Desta forma, eles não se envolveram em tantas brigas e nem foram afetados pelos altos níveis de estresse. O grupo que seguiu a regra de não contar mentiras apresentou menos problemas de saúde na décima semana de estudo, em comparação com a primeira.

Segundo Anita Kelly, responsável por coordenar a pesquisa, uma pessoa que se esforça para mentir menos consequentemente melhora as suas relações sociais. Por exemplo, ela não precisa encontrar uma falsa desculpa para explicar o atraso em um compromisso.

Leia mais: Mentiras que podem comprometer a carreira

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.