Pessoas manipuladoras: como lidar

PUBLICIDADE

Apesar de nem sempre nos darmos conta, não é incomum encontrar pessoas manipuladoras. Elas estão no local de trabalho, na faculdade, na igreja, vizinhança e até mesmo entre os próprios familiares. Para poder evitar problemas de convivência, confira dicas de como lidar com pessoas manipuladoras.

Veja dicas de como lidar com pessoas arrigantes.

As pessoas manipuladoras são falsos bonzinhos e sabem mentir muito bem. (Foto: divulgação)

Reconhecendo um manipulador

O manipulador é um falso bonzinho, capaz de prejudicar qualquer pessoa para conseguir o que deseja. O problema é que em boa parte das situações ele sabe disfarçar bem suas intenções e conquistar a simpatia de suas futuras vítimas. Infelizmente, apesar de ter um elevado grau de discernimento sobre o que é certo e errado, o manipulador simplesmente não se importa, mesmo sabendo que o resultado final de seus atos é a dor do próximo.

PUBLICIDADE

Uma das características mais marcantes desse tipo de pessoa é sua capacidade para mentir, pois são capazes de inventar histórias mirabolantes descaradamente, só para se livrar das consequências de seus atos ou conseguir o que deseja. Não ficam nenhum pouco constrangidos em infligir leis ou normas e vivem motivados pela ganância de conseguir bens materiais, poder ou sexo.

Muitas vezes as manifestações desse tipo de conduta podem ser muito sutis, mas ainda assim são capazes de trazer inúmeros problemas para terceiros. Algumas pistas que ajudam a identificar pessoas que potencialmente podem ser do tipo manipuladoras são as consideradas briguentas, invejosas, autoritárias e, algumas vezes, até mesmo cruéis. De maneira geral elas não são capazes de compartilhar nada, não se responsabilizam por seus atos, são muito orgulhosas e por isso nunca se desculpam, costumam ser arrogantes e adoram desculpas do tipo “fulano me obrigou a fazer isso” para justificar cada erro que comete.

Saiba como manter um bom relacionamento com pessoas que reclamam demais.

Adotar uma postura passiva e se submeter às exigências só piora s situação. (Foto: divulgação)

Com lidar com pessoas manipuladoras

O primeiro passo para solucionar essa situação e resgatar a própria dignidade é entender que a vítima é quem acaba dando espaço para que o manipulador exerça poder sobre sua vida. Portanto, se nenhuma autoridade lhe for dada, eles não serão capazes de fazer nenhum tipo de mal. Enquanto as vítimas continuarem sendo submissas, os manipuladores farão de tudo para tentar desestabiliza-los e fazer com que cedam a seus caprichos, o que lhes confere mais força.

Não ter medo e saber enfrentar os manipuladores é fundamental, pois é preciso lhes mostrar que não somos coniventes com seus atos falhos, que devem ser apontados para que eles tenham a oportunidade de detectar seus erros e se redimirem. Deixar de mostrar o caminho certo é se omitir, o que nos torna seus cúmplices.

Uma medida muito eficiente para ficar longe de problemas com pessoas manipuladoras é evitar a aproximação, sempre que possível. Caso isso não possa ser feito, é necessário mostrar de maneira educada, porém firme, que não será admitido nenhuma quebra das leis de boa convivência. Se ainda assim essa pessoa infligir alguma regra, é preciso lhe deixar claro a desaprovação, indicar a atitude correta que deveria ser tomada e, em último caso, indicar a ajuda de um psicoterapeuta ou até mesmo expor a situação para superiores do trabalho.

PUBLICIDADE

Entenda o que fazer com uma pessoa acomodada.

Enfrentar a situação e mostrar que não aprova atitudes egoístas é a melhor maneira de acabar com o problema. (Foto: divulgação)

As pessoas manipuladoras são cruéis e estão dispostas a fazer o que for necessário para conseguirem alcançar seus objetivos egoístas, passando por cima de todos sem se importar. Não é difícil encontrar indivíduos com esse tipo de postura, mas seguindo as dicas é possível evitar problemas com essas pessoas e reconquistar a dignidade de ser dono do próprio nariz.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.