Pessoas canhotas: mitos e verdades

PUBLICIDADE

Muita dúvida ainda existe sobre as pessoas canhotas. Até o momento, os cientistas não conseguiram chegar a uma teoria que explicasse o desenvolvimento de uma pessoa canhota. Devido a isso, muitos questionamentos e crendices surgem a respeito desse fato. Tendo isso em vista, separamos alguns mitos e  verdades sobre as pessoas canhotas.

Conheça alguns mitos e verdade sobre a sua voz.

Pouco se sabe sobre os canhotos se desenvolvem. (Foto: divulgação)

Os canhotos possuem melhor desempenho – verdade

Atualmente, há  muitas situações positivas que circundam as pessoas que utilizam a mão esquerda. Após estudos, foi comprovado que os indivíduos canhotos, em especial, os esportistas, possuem melhor desempenho em suas atividades físicas.

PUBLICIDADE

Existem mais pessoas canhotas, do que destras, no mundo – mito

Apesar de ser um tema muito estudado pelos cientistas de todo o mundo, ainda não conseguiram comprovar o motivo da predominância de destros na sociedade, em relação aos canhotos. Atualmente, sabe-se que a população é composta por apenas 10% de canhotos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Problemas mentais estão mais relacionados aos canhotos – verdade

Especialistas afirmam que cerca de 20% dos canhotos, possuem algum problema mental entre eles, a esquizofrenia, a dislexia, o déficit de atenção e a hiperatividade. Apesar disso, poucos estudos conseguiram comprovar, até o momento, o motivo dessa maior prevalência.

Estudos demonstraram que os atletas possuem maior desempenho nas atividades físicas. (Foto: divulgação)

O cérebro de um canhoto funciona de maneira diferente que o de um destro – verdade

O cérebro é dividido em dois hemisférios e estes, são divididos em lóbulos. Assim, cada parte desempenha tarefas diferentes para a resolução de problemas e a organização de tarefas. Eles também são responsáveis pelo controle da fala e do movimento. Assim, de maneira geral, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e vice-versa. Como resultado, podemos afirmar que o cérebro do canhoto não é igual ao do destro, porém, até que ponto essas diferenças ocorrem, ainda não se sabe.

O gene LRRTM1 é o responsável pelo desenvolvimento de um canhoto – mito

No ano de 2007, foi descoberto o gene LRRTM1 que alguns acreditaram ser fator principal em desenvolver uma pessoa canhota. No entanto, isso não é verdade! Segundo especialistas, o gene é apenas um aspecto importante do funcionamento do cérebro, sendo um fator de grande contribuição para esse desenvolvimento, porém, não o único. Na realidade, o LRRTM1 é o gene que afeta a assimetria do cérebro e é uma das causas de esquizofrenia e mudanças bruscas de comportamento.

Em torno de 20% dos indivíduos, são canhotos. (Foto divulgação)

Apesar dos canhotos serem uma população muito prevalente em nosso meio, pouco se sabe sobre seu desenvolvimento. Até o momento, mesmo após diversos estudos, pouco foi comprovado. Devido a isso, muitas crendices cercam esse tipo de pessoas. Esperamos que após conhecer alguns mitos e verdade sobre os canhotos, esqueça as crendices e aprenda um pouco mais sobre essa diversidade tão interessante.

Conheça os sinais do corpo que indicam uma mentira.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.