Menu

Saúde

Atualizado em 12 de julho de 2012, às 8:03
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisa

Estudo afirma que ficar acima do peso não influência na mortalidade, exceto quando se trata de obesidade grave.
483049 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte afirma pesquisa 1 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisaUns quilinhos a mais não fazem mal a saúde. (Foto:Divulgação)

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre o excesso de peso, avaliando principalmente os males que esta condição pode causar a saúde. Sabe-se que a obeso tem mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e apneia.  No entanto, uma pesquisa recente revelou que as pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte.

Saiba mais: Quase 50% da população brasileira está acima do peso

Excesso de peso não influencia na mortalidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o excesso de peso não aumenta o risco de morte. Os autores do trabalho vão contra os resultados de alguns estudos anteriores, que apontavam a mortalidade como sendo maior em pessoas acima do peso. Os resultados da pesquisa foram divulgados no periódico The Journal of American Board of Family Medicine.

O excesso de peso não leva necessariamente um indivíduo à morte, mas os riscos aumentam quando ele sofre de hipertensão, diabetes ou obesidade grave (IMC maior que 35). Em comparação com uma pessoa com peso normal, a obesidade ou o sobrepeso não é um fator agravante para a mortalidade.

483049 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte afirma pesquisa 2 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisaO peso abaixo da média pode ser mais perigoso do que o excesso de peso. (Foto:Divulgação)

Para formular as conclusões da pesquisa, os estudiosos norte-americanos avaliaram os dados de 51.000 adultos de 18 a 90 anos de idade. Estas pessoas estavam inscritas em um levantamento realizado nos EUA sobre gastos com saúde, entre 2000 e 2005. Foi analisado o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada participante e depois todos foram classificados nos grupos de Baixo Peso, Peso Normal, Sobrepeso, Obesidade e Obesidade Grave. Ao longo do período de estudos, 3% das pessoas analisadas morreram.

Em comparação com as pessoas com peso normal, o risco de morte em casos de obesidade grave foi de 26% maior no período de seis anos. Por outro lado, os pesquisadores notaram que indivíduos com sobrepeso ou obesidade não corriam risco de vida. Com relação aos participantes com baixo peso, a probabilidade de morte foi duas vezes maior do que nas pessoas com peso normal.

Os pesquisadores, baseados nos resultados do novo estudo, afirmam que a obesidade e o sobrepeso não são ameaças para a saúde, mas o peso inferior à média pode ser bastante perigoso. As conclusões elaboradas pela Universidade da Califórnia com certeza vão impulsionar outros estudos a respeito do tema.

Ficar acima do peso faz bem?

483049 Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte afirma pesquisa Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisaPode fazer bem, mas é indicado manter o controle da alimentação. (Foto:Divulgação)

Uma pesquisa publicada no Nutrition Journal em 2011 revelou que ficar acima do peso pode ser melhor para a saúde. Segundo as análises, realizar uma dieta balanceada mesmo estando acima do peso é mais saudável do que limitar a alimentação e abdicar de nutrientes essenciais para o organismo. As tentativas obsessivas das pessoas para emagrecer representam um sério risco para o bem-estar e a qualidade de vida.

Veja também: Como fazer o cálculo IMC

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.