Pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte, afirma pesquisa

PUBLICIDADE
Uns quilinhos a mais não fazem mal a saúde. (Foto:Divulgação)

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre o excesso de peso, avaliando principalmente os males que esta condição pode causar a saúde. Sabe-se que a obeso tem mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e apneia.  No entanto, uma pesquisa recente revelou que as pessoas acima do peso não apresentam maior risco de morte.

Saiba mais: Quase 50% da população brasileira está acima do peso

Excesso de peso não influencia na mortalidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o excesso de peso não aumenta o risco de morte. Os autores do trabalho vão contra os resultados de alguns estudos anteriores, que apontavam a mortalidade como sendo maior em pessoas acima do peso. Os resultados da pesquisa foram divulgados no periódico The Journal of American Board of Family Medicine.

PUBLICIDADE

O excesso de peso não leva necessariamente um indivíduo à morte, mas os riscos aumentam quando ele sofre de hipertensão, diabetes ou obesidade grave (IMC maior que 35). Em comparação com uma pessoa com peso normal, a obesidade ou o sobrepeso não é um fator agravante para a mortalidade.

O peso abaixo da média pode ser mais perigoso do que o excesso de peso. (Foto:Divulgação)

Para formular as conclusões da pesquisa, os estudiosos norte-americanos avaliaram os dados de 51.000 adultos de 18 a 90 anos de idade. Estas pessoas estavam inscritas em um levantamento realizado nos EUA sobre gastos com saúde, entre 2000 e 2005. Foi analisado o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada participante e depois todos foram classificados nos grupos de Baixo Peso, Peso Normal, Sobrepeso, Obesidade e Obesidade Grave. Ao longo do período de estudos, 3% das pessoas analisadas morreram.

Em comparação com as pessoas com peso normal, o risco de morte em casos de obesidade grave foi de 26% maior no período de seis anos. Por outro lado, os pesquisadores notaram que indivíduos com sobrepeso ou obesidade não corriam risco de vida. Com relação aos participantes com baixo peso, a probabilidade de morte foi duas vezes maior do que nas pessoas com peso normal.

Os pesquisadores, baseados nos resultados do novo estudo, afirmam que a obesidade e o sobrepeso não são ameaças para a saúde, mas o peso inferior à média pode ser bastante perigoso. As conclusões elaboradas pela Universidade da Califórnia com certeza vão impulsionar outros estudos a respeito do tema.

PUBLICIDADE

Ficar acima do peso faz bem?

Pode fazer bem, mas é indicado manter o controle da alimentação. (Foto:Divulgação)

Uma pesquisa publicada no Nutrition Journal em 2011 revelou que ficar acima do peso pode ser melhor para a saúde. Segundo as análises, realizar uma dieta balanceada mesmo estando acima do peso é mais saudável do que limitar a alimentação e abdicar de nutrientes essenciais para o organismo. As tentativas obsessivas das pessoas para emagrecer representam um sério risco para o bem-estar e a qualidade de vida.

Veja também: Como fazer o cálculo IMC

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.