Pesquisadores desenvolvem chocolate com 50% menos de gordura

PUBLICIDADE

Para a felicidade das pessoas que fazem dieta e se preocupam com a boa forma, pesquisadores britânicos conseguiram desenvolver um chocolate com 50% menos gordura. Mesmo sem tantas calorias e com uma composição diferente, o chocolate é tão saboroso como o convencional.

Pesquisadores desenvolvem chocolate com menos gordura e mais saudável. (Foto:Divulgação)

Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, criaram um chocolate menos gorduroso após vários testes e análises. Para conseguir este feito, eles trocaram os ingredientes, ou seja, substituíram a parte da manteiga de cacau e gordura do leite por gotas de suco de laranja e cranberry, uma frutinha chamada de oxicoco no Brasil.

A mudança na receita funcionou com chocolate branco, ao leite e meio amargo. Os resultados da pesquisa sobre o chocolate com 50% menos de gordura foram publicados no “Journal of Materials Chemistry”.

PUBLICIDADE

Saiba mais: Benefícios do chocolate para a saúde

Chocolate menos gorduroso feito com suco de frutas

O chocolate mais saudável teve a sua composição alterada com suco de frutas, sem que isso interferisse no sabor ou na sua textura. Embora boa parte da gordura tenha sido eliminada, a receita preservou um composto denominado Polimorfo V, que garante a estrutura firme, a aparência brilhante, a sensação de felicidade, o derretimento na boca e o gosto irresistível.

Stefan Bon, admirando os chocolates que desenvolveu. (Foto:Divulgação)

Quem experimentou o chocolate inglês com menos gordura assegura que o sabor é levemente frutado, porém ele pode chegar o mais próximo possível do tradicional através da adição de água e uma pequena quantidade de vitamina C.

De acordo com Stefan Bon, um dos pesquisadores responsáveis, o chocolate com baixo teor de gordura está esperando que alguma indústria alimentícia manifeste interesse pela química utilizada, que resultou nesta guloseima mais saudável e, ainda assim, saborosa.

Chocolate tradicional x Chocolate com 50% menos gordura

Embora não exista uma data para o início da fabricação de chocolates com baixo teor de gordura, os consumidores estão ansiosos para comprar o produto e incluí-lo na dieta, afinal,  muitos deixam de consumir a iguaria porque a composição pode comprometer a saúde e provocar o ganho de peso.

O consumo de chocolate deve ser controlado para não prejudicar a saúde. (Foto:Divulgação)

A alta concentração de gordura e açúcar no chocolate pode ter impacto desastroso no organismo, principalmente se o indivíduo consome várias barras por dia. O consumo excessivo causa acnes, diarreias, alergias, refluxo e crises de enxaqueca. Entre as opções de chocolate disponíveis no mercado, o branco é o mais calórico e gorduroso, por isso, não deve ser consumido com tanta frequência.

PUBLICIDADE

O chocolate com 50% menos gordura promete revolucionar o consumo da iguaria, mas enquanto ele não chega às prateleiras, as pessoas devem controlar o desejo pelo doce saboroso. Para que a ingestão seja considerada saudável, é recomendado comer de 30 a 45 gramas por dia.

Veja também: Saiba como diminuir sua vontade de comer chocolate

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.