Search

Pesquisadores desenvolvem chocolate com 50% menos de gordura

Suco de fruta substitui a gordura do chocolate sem comprometer os atrativos da iguaria, como sabor, aroma e textura.
Google plus

Para a felicidade das pessoas que fazem dieta e se preocupam com a boa forma, pesquisadores britânicos conseguiram desenvolver um chocolate com 50% menos gordura. Mesmo sem tantas calorias e com uma composição diferente, o chocolate é tão saboroso como o convencional.

Pesquisadores desenvolvem chocolate com menos gordura e mais saudável. (Foto:Divulgação)

Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, criaram um chocolate menos gorduroso após vários testes e análises. Para conseguir este feito, eles trocaram os ingredientes, ou seja, substituíram a parte da manteiga de cacau e gordura do leite por gotas de suco de laranja e cranberry, uma frutinha chamada de oxicoco no Brasil.

A mudança na receita funcionou com chocolate branco, ao leite e meio amargo. Os resultados da pesquisa sobre o chocolate com 50% menos de gordura foram publicados no “Journal of Materials Chemistry”.

Saiba mais: Benefícios do chocolate para a saúde

Chocolate menos gorduroso feito com suco de frutas

O chocolate mais saudável teve a sua composição alterada com suco de frutas, sem que isso interferisse no sabor ou na sua textura. Embora boa parte da gordura tenha sido eliminada, a receita preservou um composto denominado Polimorfo V, que garante a estrutura firme, a aparência brilhante, a sensação de felicidade, o derretimento na boca e o gosto irresistível.

Stefan Bon, admirando os chocolates que desenvolveu. (Foto:Divulgação)

Quem experimentou o chocolate inglês com menos gordura assegura que o sabor é levemente frutado, porém ele pode chegar o mais próximo possível do tradicional através da adição de água e uma pequena quantidade de vitamina C.

De acordo com Stefan Bon, um dos pesquisadores responsáveis, o chocolate com baixo teor de gordura está esperando que alguma indústria alimentícia manifeste interesse pela química utilizada, que resultou nesta guloseima mais saudável e, ainda assim, saborosa.

Chocolate tradicional x Chocolate com 50% menos gordura

Embora não exista uma data para o início da fabricação de chocolates com baixo teor de gordura, os consumidores estão ansiosos para comprar o produto e incluí-lo na dieta, afinal,  muitos deixam de consumir a iguaria porque a composição pode comprometer a saúde e provocar o ganho de peso.

O consumo de chocolate deve ser controlado para não prejudicar a saúde. (Foto:Divulgação)

A alta concentração de gordura e açúcar no chocolate pode ter impacto desastroso no organismo, principalmente se o indivíduo consome várias barras por dia. O consumo excessivo causa acnes, diarreias, alergias, refluxo e crises de enxaqueca. Entre as opções de chocolate disponíveis no mercado, o branco é o mais calórico e gorduroso, por isso, não deve ser consumido com tanta frequência.

O chocolate com 50% menos gordura promete revolucionar o consumo da iguaria, mas enquanto ele não chega às prateleiras, as pessoas devem controlar o desejo pelo doce saboroso. Para que a ingestão seja considerada saudável, é recomendado comer de 30 a 45 gramas por dia.

Veja também: Saiba como diminuir sua vontade de comer chocolate


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top