Menu

Saúde

Atualizado em 2 de setembro de 2014, às 15:42 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Peso Ideal e um Corpo Perfeito

Calcular o IMC, adotar uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas são formas de conquistar o peso ideal e um corpo perfeito.

O peso ideal e um corpo perfeito é o que você deseja? Então saiba que muitos homens e mulheres estão correndo atrás desse sonho. A tarefa de conquistar a boa forma física não é nada fácil. É preciso fazer algumas renúncias alimentares, reformular o cardápio e adotar uma rotina de exercícios físicos.

636 Peso Ideal e um Corpo Perfeito Peso Ideal e um Corpo PerfeitoPeso Ideal e um Corpo Perfeito. (Foto: Divulgação)

As pessoas perseguem objetivo de ter um corpo perfeito para fazer as pazes com o espelho e melhorar a autoestima. No entanto, esta busca não se limita apenas à estética. As curvas em forma e o peso ideal também são fatores importantes para saúde.

Quando não há uma preocupação com o peso ideal, as pessoas podem desenvolver um quadro de obesidade. Esta condição, caracterizada pelo excesso de peso, aumenta as chances de desenvolver uma série de doenças, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, pedra no rim e gota.

A busca pelo peso ideal, no entanto, não pode se transformar em uma obsessão. Muitas pessoas ficam tão vidradas na ideia de conquistar um corpo magro e esbelto que acabam desenvolvendo distúrbios alimentares, como bulimia e anorexia. Para evitar problemas de saúde, é recomendado conversar com um nutricionista e elaborar um cardápio balanceado.

Peso Ideal e um Corpo Perfeito: como conquistar?

636 Peso Ideal e um Corpo Perfeito 2 Peso Ideal e um Corpo PerfeitoTabela de IMC. (Foto: Divulgação)

• Peso ideal

Um dos métodos mais usados para calcular o peso ideal é o Índice de Massa Corporal (IMC). O cálculo matemático divide o peso pela altura ao quadrado (IMC= Peso/altura²). O número obtido nesta conta deve ser aplicado na tabela de IMC.

Se o resultado do cálculo for inferior a 18,5, a pessoa está abaixo do peso. Se o número estiver entre 18,5 e 25, significa que o peso está normal. Entre 25 e 30, é sinal de que o indivíduo está sofrendo de sobrepeso. Por fim, se o resultado do cálculo for acima de 30, temos um diagnóstico de obesidade.

A pessoa que deseja ter o peso ideal e um corpo perfeito precisa se esforçar para manter o IMC entre 18,5 e 25.

Veja também: Peso ideal: como calcular

• Dicas para um corpo perfeito

636 Peso Ideal e um Corpo Perfeito 1 Peso Ideal e um Corpo PerfeitoAdote uma alimentação equilibrada. (Foto: Divulgação)

Algumas dicas são de grande ajuda para conquistar o corpo perfeito. Confira:

- Faça seis refeições por dia, de preferência com um intervalo de três horas entre elas;

- Pratique exercícios físicos diariamente;

- Reduza a quantidade de carboidratos e consuma mais proteínas;

- Adicione mais frutas e verduras ao cardápio;

- Consuma mais fibras;

- Priorize a qualidade do sono durante a noite;

- Beba bastante água;

- Evite alimentos gordurosos e doces.

Seguindo as nossas orientações, com certeza você vai alcançar o peso ideal e um corpo perfeito.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.