Menu

Educação

Atualizado em 4 de março de 2013, às 5:30 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Perguntas que os pais devem fazer ao professor sobre o filho

Questionar os profissionais da educação com relação ao comportamento e desempenho de seus filhos na escola é fundamental.

Acompanhar a vida escolar do seu filho é essencial para que ele possa ter um bom desenvolvimento durante as aulas. A criança que não tem fiscalização e auxílio dos pais pode ter danos irreparáveis que refletem no desenvolvimento pessoal a curto e longo prazo. Por isso, é fundamental sempre estar presente nas reuniões de escola das crianças, e mais que isso, é necessário questionar os professores sobre pontos cruciais para a educação do seu filho. Para lhe ajudar nessa tarefa que não é nada fácil, separamos algumas perguntas que devem ser realizadas para os mestres. 

Leia também: Participe da vida escolar dos filhos

510220 Perguntas que os pais devem fazer ao professor sobre o filho0 Perguntas que os pais devem fazer ao professor sobre o filhoAcompanhe o desempenho escolar do seu filho (Foto: Divulgação)

1. Meu filho participa das aulas?

Mais do que verificar se o filho fez a lição de casa, os pais precisam saber se ele tem real interesse no que está sendo ministrados em sala de aula. Questionar ser a criança ou adolescente participa da aula é fundamental para entender a nota no boletim.

2. Como meu filho se relaciona com a comunidade escolar e seus colegas?

O mau relacionamento com os colegas de sala, professores e funcionários da escola impacta na aprendizagem da criança ou adolescente. Além de perguntar isso para o mestre do seu filho converse com ele e veja o que pensa sobre essas pessoas. De acordo com a resposta procure entender os conflitos e busque a melhor solução para resolvê-los.

Saiba mais sobre: Dicas para acompanhar o desempenho escolar do filho 

510220 Perguntas que os pais devem fazer ao professor sobre o filho01 Perguntas que os pais devem fazer ao professor sobre o filhoEntenda as dificuldades da criança na escola para poder ajudá-la (Foto: Divulgação)

3. Como posso ajudar nas tarefas?

Às vezes os pais acabam atrapalhando os filhos ao tentar ajuda-los a fazer o dever de casa. Por isso, pergunte para o professor como ajudar as crianças ou adolescentes a fazer o dever. Nunca faça os exercícios no lugar do aluno, isso prejudica o desenvolvimento dele.

Diante das respostas dessas questões, você poderá ter um cenário claro com relação a vida do seu filho na escola. Mas, também dê a oportunidade da criança ou jovem expressar o seu ponto de vista, falar sobre as suas dificuldades e dizer como você pode ajudá-lo. Caso exista problemas de relacionamento com colegas de sala, converse em particular com o professor e peça para ele ficar atento. Troca de lugares na sala também pode auxiliar a aprendizagem do aluno com dificuldades.

Quem está perto de um colega bagunceiro e tem problemas de concentração pode melhorar o desempenho se o caso disciplinar for resolvido com troca de lugares ou um posicionamento do professor. Mas lembre-se que seu filho não é a criança ou adolescente mais perfeito do mundo, então, não adianta culpar os “outros” pelos problemas dele. Tente entendê-los e busque soluções.