Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Perguntas de Raciocínio Lógico

As perguntas de Raciocínio Lógico são estimulantes para nosso desenvolvimento. Leias as perguntas e tente responder no menor tempo possível.
Por Redacao -

Quando se pensa em perguntas de raciocínio lógico logo vem nossa em nossa mente lembranças terríveis da matemática. Mas o raciocínio lógico quando bem desempenhado nos ajuda a fazer coisas simples do dia a dia como por exemplo, conferir o troco do supermercado, decidir um caminho correto para chegar ao trabalho e muitas outras situações. Esse artigo com perguntas de raciocínio lógico estará muito interessante, leia até o final e tente responder algumas das perguntas e veja como está o seu raciocínio lógico.

Quando se pensa em perguntas de raciocínio lógico logo vem nossa em nossa mente lembranças terríveis da matemática. (imagem ilustrativa)

Perguntas de raciocínio lógico

Às vezes procurar o melhor caminho para chegar ao trabalho, como desviar de uma determinada rua bloqueada, ou como fazer uma receita diferenciada, ou ainda como fazer o funcionário da empresa desenvolver mais no seu expediente, ou como ajudar os filhos a desenvolver melhor na escola, todas essas questões por assim dizer faz parte do que chamamos de raciocínio lógico.

As perguntas de raciocínio lógico são usadas todas as vezes que é preciso solucionar um determinado problema, ou quando tentamos construir uma argumentação, ou dar sequência a uma coisa qualquer. No raciocínio lógico podemos dizer que envolve ainda a lógica de saber determinadas taxas de erro ou acertos, seja a curto ou longo prazo. Aproveite e faça um curso no Senai

Infelizmente na maioria das vezes a nossa capacidade de raciocínio lógico é deixada de lado, isso se dá devido as nossas tarefas cotidianas, pois na maioria das vezes são realizadas de uma forma como que automática e sem reflexão.

Raciocínio Lógico

Mas o que é lógica? Quando se trata de lógica, referimos ao raciocínio encadeado, ou seja, idéias ligadas de forma consistente e coerente. Também pode-se referir á lógica como uma arte de pensar corretamente, podendo então dizer que a lógica foca o raciocínio. Isso resulta em um pensamento organizado e ordenado.

Pense na resposta, veja os números não as frutas. (imagem ilustrativa)

O interessante é que o raciocínio lógico sempre se tornar desafiador quando algo passa a ser novo para nós, por exemplo: ao fazer uma aula de dança, aprender um idioma novo, procurar melhor rota para uma viagem, até mesmo na combinação das roupas, tudo isso pode ser colocado como raciocínio lógico.

As perguntas de raciocínio lógico têm um objetivo de desafiar o nosso cérebro, de testar a nossa capacidade de escolhas e maneiras de solucionarmos determinados problemas.

Podemos ainda afirmar que o raciocínio lógico é uma habilidade que de uma forma direta, interfere no desempenho das nossas atividades profissionais. Não importa qual profissão seja, ou a área em que você esteja atuando, o fato de pensar e raciocinar fazem parte de uma competência de grande diferenciação.

Maneiras de você testar seu raciocínio lógico

Existe algumas maneiras de você testar seu raciocínio lógico, entre elas podemos destacar jogos de tabuleiro o qual são mais estimulantes. O jogo de tabuleiro é considerado uma das melhores formas para estimular nosso cérebro quando se trata de lógica e estratégia. Um grande exemplo desse tipo de jogo de tabuleiro de xadrez.

Outra forma de estimular também nosso raciocínio lógico é através de filmes. Os filmes podem se tornar estimulantes fantásticos para o nosso cérebro. Apenas uma ressalva: não é qualquer filme que você irá usar para raciocínio lógico.

Para tal você deve procurar sempre cinema inteligente, ou seja, filmes que estimulam você do início ao fim a tentar solucionar o seu conteúdo. Um bom exemplo desses tipos de filme podemos dizer e que são filmes de investigação, como por exemplo Sherlock Holmes.

Outra maneira de você beneficiar seu raciocínio lógico é através de uma boa leitura. Existem diversos livros que podem estimular nosso raciocínio lógico. Livros como por exemplo que retratam assuntos de enigmas, livros que envolvem um pouco de mistério e outros que forçam o nosso raciocínio lógico. Os livros de raciocínio lógico são benéficos para qualquer pessoa de qualquer idade.

Há diversas outras formas de estimular nosso raciocínio, uma delas são os jogos de cartas, Sudoku e claro o famoso e difícil cubo mágico.

Porém o nosso artigo agora irá trazer apenas perguntas de raciocínio lógico, assim leia atentamente as perguntas, observe as imagens, e tente que respondê-las.

Lembre-se não veja as respostas primeiro, leia a pergunta uma, duas até três vezes se for necessário, tente responder e veja em média quanto tempo gastará para cada pergunta.

Perguntas de raciocínio lógico

1- Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?

2-Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e, portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: “Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?

O que você diria em teste de Raciocínio lógico? (imagem ilustrativa)

3- Um grande empresário na necessidade de ir a São Paulo chegou a seu guarda noturno e ordenou que ele o acordasse às 6 horas da manhã em ponto. Exatamente às 6:00 da manhã o guarda acordou o empresário e disse:

– Patrão, estou com um mau pressentimento, sonhei esta noite que o senhor teria um acidente com o avião,  e se me permitir sugiro que não viaje hoje.

O empresário não deu ouvidos ao guarda. Sem incidentes, chegou a São Paulo e por telefone mandou demitir o guarda. Por quê?

4- Um pastor diz para outro: Dê um de seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros.” O outro responde:

“Nada disso, dê-me um de seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus”. Quantos carneiros têm cada um?

5- Uma lesma deve subir um poste de 10 metros de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?

6- Três gatos comem três ratos em três minutos. Cem gatos comem cem ratos em quantos minutos?

7 – Um pescador esta do lado de um rio, ele tem um barco e precisa levar um saco de milho, uma galinha e uma raposa para o outro lado, o barco só aguenta ele e mais alguma coisa ( milho ou a galinha ou a raposa ). Ele não pode deixar a galinha com o milho, porque a galinha comeria o milho, e nem pode deixar a galinha com a raposa, se não a raposa comeria a galinha… O que ele deve fazer?

8- “Se amanhã for feriado, então hoje José irá viajar. Ora, amanhã não será feriado: Então, pode-se afirmar que”:

a) José somente viaja em véspera de feriado.

b) José viajará hoje.

c) José nunca viaja no feriado.

d) José não viajará hoje.

e) É possível que Jose viaje hoje.

Vídeo de Raciocínio Lógico para Concursos Públicos

 

Imagens de Raciocínio Lógico

 

Respostas aqui

Resposta da 8

Resposta correta é alternativa ” e”.

Explicação:

A afirmação ” se amanhã for feriado, então hoje José irá viajar ” nos informa o que fará José caso amanhã seja feriado. Mas nada nos é dito sobre o que fará se amanha NÃO for feriado.

Assim, se amanhã NÃO for feriado, não podemos afirmar que José viajará hoje ou não, pois não temos elementos para tirar essa conclusão, o que significa que é possível que ele viaje, como também é possível que não viaje.

Na internet existe milhares de testes como esses procure por perguntas de raciocínio lógico que encontrará muitas delas.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL