Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Perfuração do tímpano: sintomas

Perfuração do tímpano: sintomas

Algumas pessoas já receberam o diagnóstico de que perfuraram o tímpano. Esta é uma situação comum e que merece tratamento imediato para evitar qualquer consequência. Assim, é muito importante que a pessoa saiba reconhecer a perfuração do tímpano e buscar o atendimento especializado o quanto antes. Saiba quais são os sintomas da perfuração do tímpano.

A perfuração do tímpano causa dor intensa e repentina. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a perfuração do tímpano

O tímpano é uma membrana fina que tem a função de separar o conduto externo do ouvido, do ouvido médio. Quando o tímpano é lesionado, essa divisão não acontece e ficam intercomunicantes. Em geral, quando ocorre a perfuração do tímpano, o indivíduo sente uma diminuição da audição, acompanhada de descargas ocasionais e pouca dor local.

Causas da perfuração do tímpano

De forma geral, as causas de perfuração do tímpanoestão relacionadas a situações de trauma ou infecção. Vale ressaltar que as infecções do ouvido médio podem causar dor, perda da audição e ruptura espontânea do tímpano, resultando na perfuração da membrana. Dessa forma, é importante que o indivíduo, diante da infecção do ouvido, busque a orientação de um especialista para a realização de um tratamento adequado e prevenir esse problema.

Diante da suspeita de perfuração do tímpano, é necessário buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

 

A cicatrização do tímpano

A maioria das perfurações no tímpano cicatriza de forma espontânea ou em poucas semanas. Durante o processo de cicatrização, o ouvido do indivíduo deve ser protegido da água ou de trauma. No entanto, aquelas que não cicatrizarem de forma espontânea, é necessário buscar a orientação de um especialista para a realização de uma intervenção cirúrgica.

Perfuração do tímpano X perda da audição

De acordo com especialistas, quanto maior for a perfuração do tímpano, maior será o comprometimento auditivo do indivíduo. Além disso, a localização do buraco na membrana (perfuração) no tímpano, também tem relação direta com a perda auditiva.

Tratamento da perfuração do tímpano

Antes do especialista escolher pelo tratamento da perfuração do tímpano, ele deverá solicitar a realização de um teste de audição. A prevenção da entrada de água durante o banho ou trauma local, também são cuidados essenciais para o tratamento. É importante mencionar que a escolha pelo tipo de tratamento dependerá do tamanho da perfuração na membrana. Ou seja, caso o buraco seja muito pequeno, o médico pode aguardar que ele se feche espontaneamente, No entanto, caso a perfuração seja ampla, o fechamento da membrana deve ser realizada através de um procedimento cirúrgico.

O trauma é uma das causas de perfuração do tímpano. (Foto: divulgação)

A perfuração do tímpano é um problema que merece atendimento especializado de forma imediata. Após conhecer os sintomas da perfuração do tímpano, é importante que, diante do problema, o indivíduo busque orientação adequada.

Recomendado para você
Bem Estar

Como conseguir aparelho auditivo de graça

Bem Estar

Saiba quais são os tipos de autismo

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Botas femininas inverno 2017

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *