Menu

Saúde

Atualizado em 3 de outubro de 2013, às 9:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Perfuração do tímpano: sintomas

A perfuração dos tímpanos é uma condição clínica que merece atenção especial. Conheça os sintomas da perfuração do tímpano.

Algumas pessoas já receberam o diagnóstico de que perfuraram o tímpano. Esta é uma situação comum e que merece tratamento imediato para evitar qualquer consequência. Assim, é muito importante que a pessoa saiba reconhecer a perfuração do tímpano e buscar o atendimento especializado o quanto antes. Saiba quais são os sintomas da perfuração do tímpano.

657986 A perfuração do tímpano causa dor intensa e repentina. Foto divulgação Perfuração do tímpano: sintomasA perfuração do tímpano causa dor intensa e repentina. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a perfuração do tímpano

O tímpano é uma membrana fina que tem a função de separar o conduto externo do ouvido, do ouvido médio. Quando o tímpano é lesionado, essa divisão não acontece e ficam intercomunicantes. Em geral, quando ocorre a perfuração do tímpano, o indivíduo sente uma diminuição da audição, acompanhada de descargas ocasionais e pouca dor local.

Causas da perfuração do tímpano

De forma geral, as causas de perfuração do tímpanoestão relacionadas a situações de trauma ou infecção. Vale ressaltar que as infecções do ouvido médio podem causar dor, perda da audição e ruptura espontânea do tímpano, resultando na perfuração da membrana. Dessa forma, é importante que o indivíduo, diante da infecção do ouvido, busque a orientação de um especialista para a realização de um tratamento adequado e prevenir esse problema.

657986 Diante da suspeita de perfuração do tímpano é necessário buscar a orientação de um especialista. Foto divulgação Perfuração do tímpano: sintomasDiante da suspeita de perfuração do tímpano, é necessário buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

 

A cicatrização do tímpano

A maioria das perfurações no tímpano cicatriza de forma espontânea ou em poucas semanas. Durante o processo de cicatrização, o ouvido do indivíduo deve ser protegido da água ou de trauma. No entanto, aquelas que não cicatrizarem de forma espontânea, é necessário buscar a orientação de um especialista para a realização de uma intervenção cirúrgica.

Perfuração do tímpano X perda da audição

De acordo com especialistas, quanto maior for a perfuração do tímpano, maior será o comprometimento auditivo do indivíduo. Além disso, a localização do buraco na membrana (perfuração) no tímpano, também tem relação direta com a perda auditiva.

Tratamento da perfuração do tímpano

Antes do especialista escolher pelo tratamento da perfuração do tímpano, ele deverá solicitar a realização de um teste de audição. A prevenção da entrada de água durante o banho ou trauma local, também são cuidados essenciais para o tratamento. É importante mencionar que a escolha pelo tipo de tratamento dependerá do tamanho da perfuração na membrana. Ou seja, caso o buraco seja muito pequeno, o médico pode aguardar que ele se feche espontaneamente, No entanto, caso a perfuração seja ampla, o fechamento da membrana deve ser realizada através de um procedimento cirúrgico.

657986 O trauma é uma das causas de perfuração do tímpano. Foto divulgação Perfuração do tímpano: sintomasO trauma é uma das causas de perfuração do tímpano. (Foto: divulgação)

A perfuração do tímpano é um problema que merece atendimento especializado de forma imediata. Após conhecer os sintomas da perfuração do tímpano, é importante que, diante do problema, o indivíduo busque orientação adequada.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.