Pelos encravados na barba: como evitar

PUBLICIDADE

Os pelos encravados na barba sempre geram incômodo ao público masculino. E para piorar, a maioria dos homens se barbeia quase todos os dias, o que acaba provocando ainda mais irritação. Além disso, muitos ficam cutucando a região afetada, aumentando o risco de inflamação.

Por que os pelos encravam

De acordo com os especialistas, o pelo encrava quando ele não tem força para perfurar a superfície da pele. (Foto: Divulgação).

Geralmente, o pelo encrava quando ele não tem força para perfurar a superfície da pele. Quando isso acontece, ele tenta sair lateralmente, provocando uma inflação no local. Neste caso, os especialistas orientam que o melhor a fazer é esperar o pelo crescer um pouco mais para poder tirá-lo com uma pinça.

Saiba que ainda existem outras orientações capazes de ajudá-lo a evitar este tipo de problema. Abaixo, separamos algumas dessas dicas para você conferir. Aproveite!

PUBLICIDADE

Outras dicas sobre como evitar pelos encravados.

Como evitar pelos encravados na barba

Fazer a barba no sentido do crescimento dos pelos é fundamental para evitar esse tipo de problema. (Foto: Divulgações).

Uma alternativa interessante para evitar pelos encravados na barba é esfoliar levemente a pele duas vezes por semana. Com isso você vai eliminar as células mortas que se acumulam sobre a superfície do rosto e a tornam mais difícil de ser perfurada. Hoje, a indústria de cosméticos possui produtos específicos para o público masculino. É só procurar que você vai encontrar a fórmula ideal para a sua pele.

Outra dica importante para impedir o surgimento deste problema é no momento de fazer a barba. O correto é se barbear no sentido do crescimento do pelo e nunca o contrário. Os homens que escanhoam a barba (se barbeia no sentindo contrário ao do crescimento do pelo) aumentam a chance dos pelos encravarem e causarem alguma inflamação.

Saiba mais sobre como fazer a barba se irritar a pele.

Durante o barbear, o ideal é usar lâminas novas, para evitar o risco de inflamações. (Foto: Divulgação).

Além disso, procure trocar a lâmina do seu barbeador com frequência, já que, com o uso, ela vai perdendo o corte, causando maior irritação durante o barbear. A lâmina nova corta o fio, ao invés de arrancá-lo de modo mais agressivo, impedindo assim que o pelo encrave.

Depois de se barbear, é importante aplicar uma loção sobre o rosto, pois ela ajuda a fazer a assepsia da pele, diminuindo o risco de infecções ou inflamações. Procure também usar um creme hidratante, que apesar de não impedir diretamente que os pelos se encravem contribuem para que sua pele seja mais saudável.

PUBLICIDADE

Vale destacar que fazer a barba todos os dias não aumenta as chances dos pelos encravarem, desde que o barbear seja feito no sentido do crescimento dos fios e com uma lâmina que ainda tenha corte. Agora, é só colocar essas dicas em prática que seu rosto vai ficar com um aspecto muito mais agradável e sem este tipo de incômodo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.