Peixe: como escolher, cuidados ao comprar

PUBLICIDADE

O peixe é um alimento saudável que não pode faltar na dieta, mas para garantir a qualidade do produto que está comprando, é preciso verificar alguns itens como o aspecto dos olhos – que precisam ser claros – e nas escamas, que não podem estar soltas. Há ainda outros cuidados que você precisa tomar ao comprar peixe. Veja quais são:

Observe a pele, as guelras e os olhos do peixe antes de fazer a compra (Foto: divulgação)

Peixe: como escolher, cuidados ao comprar

Ao escolher peixe para comprar, o consumidor precisa verificar também se a pele do animal está brilhante e lisa e se as escamas não estão com uma tonalidade escura; o ideal é que estejam um pouco transparentes. As guelras do peixe também precisam estar vermelhas e você pode também apertá-lo na espinha para verificar se está firme. Observe também se o alimento está com um cheiro de mar, porém sem ser desagradável.

O peixe congelado deve estar na temperatura correta (Foto: divulgação)

Saiba como comprar peixe

Outras sugestões para comprar o melhor peixe são verificar se não há furos ou cortes na pele do animal e se não há locais manchados. A pele do peixe não pode estar solta e precisa estar úmida. Verifique também se os olhos do peixe não possuem pontos brancos no centro. Além de estarem salientes, os olhos do animal precisam preencher toda a cavidade. Se for comprar peixe salgado como bacalhau veja também se o local de armazenamento está bem higienizado e sem marcas de que insetos podem ter passado por lá. Não pode haver também partes moles no peixe, bem como locais manchados. O odor também não pode ser desagradável e se estiver em embalagem, a peça precisa ter informações sobre a validade, país de origem e selo de inspeção.

PUBLICIDADE
Na compra do bacalhau veja se não há partes moles na peça (Foto: divulgação)

Cuidados ao comprar peixe congelado também devem ser seguidos e você precisa confirmar se o alimento está em uma temperatura adequada, a mesma indicada na embalagem. O peixe também não deve estar soltando água ou estar mole, o que pode mostrar que já passou por descongelamento. O balcão em que ficam os peixes também não pode estar com excesso de água ou de gelo porque isso pode ser um sinal de que houve desligamento ou diminuição da temperatura por um tempo.

Leia mais: Peixe fresco: como escolher

Peixes: Quando é Seguro Consumi-los

 

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.