Menu

Decoração

Atualizado em 1 de maio de 2012, às 17:10 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pedras na decoração de interiores: como usar

Ao decorar a casa com pedras naturais é possível contar com um material sofisticado, resistente e que imprime personalidade ao ambiente.
435953 Pedras na decoração de interiores como usar 2 Pedras na decoração de interiores: como usarParede da sala decorada com mosaico de pedras portuguesas.

As pedras naturais não são usadas apenas no revestimento das áreas externas, elas também podem ser empregadas no visual de interiores. Estes elementos são capazes de transformar a estética do piso ou da parede, imprimindo mais personalidade e equilíbrio na decoração.

Existem vários tipos de pedras disponíveis a venda nas lojas especializadas, sendo que todas as opções garantem durabilidade e resistência. No entanto, na hora do consumidor escolher um produto, ele deve se informar sobre as principais características e verificar se elas são compatíveis com o projeto.

Dentro de casa, as pedras desempenham um papel estético muito relevante. Quando revestem as paredes, elas são capazes de reforçar a ideia de naturalidade, destacam a arquitetura e ainda se adaptam ao estilo predominante em cada ambiente. Dependendo da forma como são usadas, as peças moldam uma atmosfera rústica, contemporânea ou retrô, entre outras possibilidades.

O acabamento com pedras naturais é forte, pode mesclar diferentes tonalidades do mesmo material e resistir durante anos na decoração, sem perder o seu efeito. Ao mesmo tempo em que as pedras fazem referência a uma atmosfera mais robusta, elas também resgatam o requinte dos castelos medievais, que preservavam o efeito do material no revestimento.

Leia também: Fotos de decoração de interiores

Decoração de interiores com pedras: dicas

435953 Pedras na decoração de interiores como usar Pedras na decoração de interiores: como usarFiletes de pedra decoram o quarto de casal.

As pedras naturais, quando usadas no design de interiores, costumam compor a estética da sala, do quarto e do banheiro. Ao revestir os pisos, elas são capazes de tornar a vida dos moradores mais seguras porque evita escorregões. No entanto, quando as pedras aparecem com muita frequência em um ambiente, aumentam a sensação de frio e dificultam a limpeza.

Há vários tipos de pedras naturais que podem inovar a decoração da casa, tais como o mármore, o granito, a pedra madeira, a pedra portuguesa, pedra Goiás, caxambu, entre muitos outros. O preparo da superfície que será revestida depende das características das peças que serão usadas.

Além de definir o tipo de pedra, também é importante estabelecer qual o formato mais interessante para compor o visual da residência. Os tijolos, filetes e as pedras irregulares permitem montar belíssimas composições, proporcionando uma nova experiência com relevos e cores.

Na hora de decorar, as pedras não precisam servir de acabamento para todo o ambiente. Na verdade o seu uso dentro de casa deve ser feito com moderação, como por exemplo, a montagem de painéis com as peças ao invés da cobertura total das paredes.

Antes de determinar o tipo de pedra que será usado na decoração, é importante conversar com um arquiteto. Esteja também com o orçamento preparado, já que o uso de pedras na decoração significa altos gastos.

Outras dicas podem ser conferidas através de: Revistas de decoração de interiores 

435953 Pedras na decoração de interiores como usar 1 Pedras na decoração de interiores: como usarAté mesmo o banheiro pode ser decorado com pedras naturais.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.