Search

Parques Nacionais do Brasil: quais são

Os parques nacionais são áreas de preservação que estão entre à disposição de pesquisadores, além da abertura controlada da visitação pública.
Google plus

O Brasil é um dos países do mundo com maior área florestal. Muito desse território foi destruído pelos interesses comerciais, fazendo com que grandes clarões fossem abertos em matas fechadas. Os reflexos desse desmatamento desmedido são as catástrofes, como deslizamentos de encostas de morros sobre casas, avanço do mar e rios em áreas habitadas, entre outros eventos naturais, que demonstram que o homem ocupou um espaço que não deveria.

Confira também: Conheça os melhores parques nacionais do Brasil

Justamente por conta disso é que se faz necessária a intervenção do Estado para que algumas florestas, rios, lagos, ilhas, entre outros lugares que servem de morada para uma biodiversidade única, sejam preservados e possam continuar garantindo a existência de muitos seres vivos.Em todo Brasil, Organizações Não Governamentais (ONGs) também fazem a sua parte, procurando conscientizar a população que depende da natureza para tirar o seu sustento com relação a preservação do ambiente e meios menos agressivos de exploração.

Parques Nacionais brasileiros 

Para que as próximas gerações tenham o prazer de conhecer determinados tipos de árvores, plantas, flores e animais, os Parques Nacionais existem. Esse lociais são áreas destinadas à proteção e conservação ambiental, ou seja, da fauna, flora e outros recursos naturais (lagos, rios, formações rochosas, e demais características do espaço), são cuidado de perto, para que não haja intervenção do homem, negativamente.

O parque do Iguaçu está entre os maiores do Brasil: Ecoturismo nas Cataratas do Iguaçu

Essas áreas podem ser visitadas, mas os a quantidade de pessoas que tem acesso a esse local é bem limitado (diariamente), para não haver impactos. Os Parques Nacionais também servem para a realização de pesquisas científicas e projetos educacionais. Estes locais, que podem ser municipais, estaduais ou federais, são protegidos por lei. Conheça abaixo os principais parques do Brasil com essas características:

Nome do Parque

Localização (Estado)

Tamanho (área em hectares)

 Parque Nacional do Itatiaia MG e RJ 30.000  ha.
 Parque Nacional do Araguaia TO 562.312 ha.
 Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros GO 60.000 ha.
 Parque Nacional do Caparaó MG e ES 26.000 ha.
 Parque Nacional da Tijuca RJ 3.200 ha.
 Parque Nacional da Serra da Bocaina SP e RJ 100.000 ha.
 Parque Nacional do Pantanal Matogrossense MT 135.000ha.
 Parque Nacional da Serra da Canastra MG 71.725 ha.
 Parque Nacional da Amazônia AM e PA 1.000.000 ha.
 Parque Nacional do Pico da Neblina AM 2.200.000 ha.
 Parque Nacional dos Lençois Maranhenses MA 155.000 ha.
 Parque Nacional do Iguaçu PR 170.000 ha.
 Parque Nacional dos Abrolhos BA 91.300 ha.
 Parque Nacional da Serra do Cipó MG 33.800  ha.
 Parque Nacional da Chapada Diamantina BA 15.200 ha.
 Parque Nacional de Fernando de Noronha PE 11.270 ha.
 Parque Nacional da Chapada dos Guimarães MT 33.000 ha.
 Parque Nacional do Monte Roraima RR 116.000 ha.

Para saber como visitar esses locais acesse o site de casa um e verifique.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top