Menu

Turismo

Atualizado em 8 de junho de 2011, às 20:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Parques Ecológicos Em SP

parques ecologicos em SP Parques Ecológicos Em SP

Para as pessoas que gostam de natureza e desejam planejar passeios que envolvam essa atmosfera, vale à pena visitar os parques ecológicos. Essas áreas contam com arvores, trilhas, canteiros e lagos que transmitem tranqüilidade aos visitantes, além de corresponder a um perfeito cenário para fazer caminhadas, andar de bicicleta ou mesmo organizar um piquenique.

Um parque ecológico normalmente fica sobre proteção ambiental, ou seja, seus recursos são preservados para que as paisagens não sejam afetadas pela ação do homem. Essas unidades de conservação recebem pessoas que buscam contato com a natureza, um refúgio que ajude a afastar o estresse das grandes cidades.

Quem está elaborando um roteiro turístico para a viagem, com certeza não pode se esquecer de incluir o principal parque ecológico da cidade. As áreas são normalmente bem cuidadas, agradáveis e oferecem espaço suficiente para a prática de diversas atividades recreativas. Alguns parques ecológicos ainda servem de endereço para eventos, como shows e exposições.

parques ecologicos em SP 2 Parques Ecológicos Em SP

No interior de São Paulo é possível encontrar vários parques ecológicos, mas na capital paulista também há algumas áreas de preservação ambiental que atraem os paulistanos e até mesmo turistas. Há espaços que mesclam as características da flora com a fauna, compartilhando a área com zoológico. Os jardins botânicos e hortos também podem ser considerados espaços de natureza preservada para se visitar em SP.

No roteiro de parques ecológicos em SP é válido destacar a beleza do parque Tietê, situado na zona leste de São Paulo. Possui 14 milhões e recebe milhares de visitantes desde sua inauguração em 1982. Considerado uma grande reserva ambiental, já aparece como um dos pontos turísticos de São Paulo para quem deseja fugir um pouco da poluição da metrópole.

O Parque Ecológico Tietê apresenta um bosque repleto de árvores, centro de educação ambiental, palcos de shows, quadras poliesportivas, quiosques, pedalinho, áreas de ginásticas e trilhas para caminhada. Aberto de segunda-feira à domingo, das 08:00 às 17:00 horas, com entrada gratuita.

parques ecologicos em SP 1 Parques Ecológicos Em SP

As dicas de parques ecológicos em SP não param por aí, afinal, existem outras possibilidades de lugares para conhecer. O Guarapiranga, por exemplo, é a área perfeita para quem deseja descansar junto a natureza e até mesmo participar de atividades recreativas. Localizado na zona Sul, o parque permite deliciosos passeios e até oferece uma série de oficinas gratuitas para seus visitantes.

O principal parque de São Paulo é o Ibirapuera, que apesar de ser definido como urbano, apresenta trechos de natureza preservada ao longo de 1,584 km² de área. A construção foi inspirada no Central Park em Nova Iorque e no Bosque de Bolonha de Paris, sendo a grande inauguração do parque feita na década de 50. Por sua beleza preservada, o Ibirapuera é sede de vários eventos e considerado um ponto turístico da cidade de SP.

Confira a seguir os endereços e telefones dos principais parques ecológicos de SP:

- Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera
São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 5574-5177

- Parque Ecológico do Tietê
Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart -
São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 2958-1477

- Parque Alfredo Volpi
Rua Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi
São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 3031-7052

- Parque Ecológico do Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3.286 – Bairro da Riviera Paulista, Zona Sul da Capital -
São Paulo – SP

- Parque Zôo Safári
Av. Cursino, 6.338 – Vila Moraes -
CEP 05461-010
São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 2336-2131 (0xx11) 2336-2132

- Parque da Juventude
Av. Zachi Narchi, 1309 – Santana -
São Paulo – SP
Fone: (0xx11) 6223-0019 (0xx11) 6223-0895

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.