Menu

Serviços

Atualizado em 28 de julho de 2011, às 10:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Parcelamento INSS Empresa

235049 inss1 Parcelamento INSS Empresa

Apesar de vivermos a realidade de um mercado em expansão, várias empresas ainda passam por instabilidades financeiras, em que é necessário rever os custos e operações. Existem pagamentos mensais que não podem ser deixados de lado, sob o risco de trazer malefícios para a empresa. Um desses casos são as taxas de Previdência Social ou INSS. No entanto, a boa notícia é que existe a possibilidade de parcelamento da dívida com o INSS.

O serviço é destinado para contribuições de diversos tipos, como as relativas à parte patronal, arbitramento e decisões judiciais proferidas em processos trabalhistas. No entanto, o desconto recolhido pela empresa deve continuar sendo pago mensalmente, não sendo objeto de parcelamento.

As empresas que tiverem o parcelamento concedido poderão pagá-lo em até quatro parcelas mensais tendo-se como limite o total de 60 parcelas. No caso de microempresas e empresas de pequeno porte, o serviço pode ser dividido em até 72 parcelas mensais. Para calcular o valor total do parcelamento, é feita uma divisão entre o montante consolidado e o número de parcelas concedidas. O valor mínimo para cada parcela é de R$ 200,00. No caso de a divisão resultar em um número menor que 200, a quantidade de parcelas é automaticamente reduzida para alcançar o valor mínimo.

235049 inss2 Parcelamento INSS Empresa

É importante que o empregador fique atento à data de vencimento das parcelas, que costuma acontecer no dia 20 de cada mês, pois o não pagamento resulta em rescisão do serviço. Além disso, as outras causas que podem levar à rescisão são: insolvência ou falência do devedor e falta de subsituição da Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa, nos casos em que for aplicável.

Outros contribuintes

Além de empresas, o parcelamento de dívida com o INSS pode ser concedido para contribuintes individuais e contribuintes facultativos obedecendo às mesmas regras já citadas. Para saber mais sobre o parcelamento, visite a página do Ministério da Previdência Social clicando aqui.

235049 inss3 Parcelamento INSS Empresa

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também conhecido como Previdência Social, é a contribuição mensal feita pelo empregado e pelo empregador para que o trabalhador tem direito a receber o pagamento pela aposentadoria e ter benefícios cabíveis à classe. Entre os benefícios concedidos pelo INSS encontram-se: salário-maternidade, 13º salário, auxílio-doença, acidente e doença por acidente de trabalho e reabilitação profissional.

A taxa de contribuição mensal varia de acordo com o salário recebido, mas tem valores estipulados entre 7% e 11% do valor total da remuneração. Trata-se de uma contribuição obrigatória.

Apesar dos benefícios do INSS, existe um valor máximo para a aposentadoria que, muitas vezes é muito menor do que o salário pelo qual o contribuinte foi descontado durante todo o tempo. Dessa forma, muitas pessoas tem optado pela Previdência Privada, que tem um valor de aposentadoria fixado pelo contribuinte. A contratação deste tipo de plano de previdência pode ser feita a qualquer momento, de acordo com a necessidade ou o desejo do contribuinte, além de outros benefícios.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.