Parcelamento INSS Empresa

PUBLICIDADE

Apesar de vivermos a realidade de um mercado em expansão, várias empresas ainda passam por instabilidades financeiras, em que é necessário rever os custos e operações. Existem pagamentos mensais que não podem ser deixados de lado, sob o risco de trazer malefícios para a empresa. Um desses casos são as taxas de Previdência Social ou INSS. No entanto, a boa notícia é que existe a possibilidade de parcelamento INSS empresa.

Parcelamento INSS Empresa (Foto: Divulgação)
Parcelamento INSS Empresa (Foto: Divulgação)

Parcelamento INSS Empresa

O serviço é destinado para contribuições de diversos tipos, como as relativas à parte patronal, arbitramento e decisões judiciais proferidas em processos trabalhistas. No entanto, o desconto recolhido pela empresa deve continuar sendo pago mensalmente, não sendo objeto de parcelamento INSS empresa.

Leia mais informações sobre: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos

PUBLICIDADE

Tudo em ordem

As empresas que tiverem o parcelamento concedido poderão pagá-lo em até quatro parcelas mensais tendo-se como limite o total de 60 parcelas. No caso de microempresas e empresas de pequeno porte, o serviço pode ser dividido em até 72 parcelas mensais. Para calcular o valor total do parcelamento, é feita uma divisão entre o montante consolidado e o número de parcelas concedidas.

Empresa precisa se preocupar com o pagamento em dia (Foto: Divulgação)
Empresa precisa se preocupar com o pagamento em dia (Foto: Divulgação)

O valor mínimo para cada parcela é de R$ 200,00. No caso de a divisão resultar em um número menor que 200, a quantidade de parcelas é automaticamente reduzida para alcançar o valor mínimo.

É importante que o empregador fique atento à data de vencimento das parcelas, que costuma acontecer no dia 20 de cada mês, pois o não pagamento resulta em rescisão do serviço. Além disso, as outras causas que podem levar à rescisão são: insolvência ou falência do devedor e falta de subsituição da Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa, nos casos em que for aplicável.

Outros contribuintes

Faça as contas e não deixe ela sair do controle (Foto: Divulgação)
Faça as contas e não deixe ela sair do controle (Foto: Divulgação)

Além de empresas, o parcelamento de dívida com o INSS pode ser concedido para contribuintes individuais e contribuintes facultativos obedecendo às mesmas regras já citadas. Para saber mais sobre o parcelamento, visite a página do Ministério da Previdência Social clicando aqui.

Leia mais informações sobre: Extrato Previdência Social INSS

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também conhecido como Previdência Social, é a contribuição mensal feita pelo empregado e pelo empregador para que o trabalhador tem direito a receber o pagamento pela aposentadoria e ter benefícios cabíveis à classe. Entre os benefícios concedidos pelo INSS encontram-se: salário-maternidade, 13º salário, auxílio-doença, acidente e doença por acidente de trabalho e reabilitação profissional.

PUBLICIDADE
Para realizar tal procedimento é preciso autorização do INSS (Foto: Divulgação)
Para realizar tal procedimento é preciso autorização do INSS (Foto: Divulgação)

A taxa de contribuição mensal varia de acordo com o salário recebido, mas tem valores estipulados entre 7% e 11% do valor total da remuneração. Trata-se de uma contribuição obrigatória.

Apesar dos benefícios do INSS, existe um valor máximo para a aposentadoria que, muitas vezes é muito menor do que o salário pelo qual o contribuinte foi descontado durante todo o tempo. Dessa forma, muitas pessoas tem optado pela Previdência Privada, que tem um valor de aposentadoria fixado pelo contribuinte. A contratação deste tipo de plano de previdência pode ser feita a qualquer momento, de acordo com a necessidade ou o desejo do contribuinte, além de outros benefícios.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.