Menu

Curiosidades

Atualizado em 11 de abril de 2012, às 10:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Paraskevidekatriafobia: medo de sexta-feira 13

O medo excessivo da sexta-feira 13 pode causar impactos no corpo, no comportamento e nas relações sociais.
425813 Paraskevidekatriafobia medo de sexta feira 13 1 Paraskevidekatriafobia: medo de sexta feira 13O dia do azar interfere na rotina de muitas pessoas.

A sexta-feira 13 é uma data muito polêmica, afinal, possui várias supertições e um lado negro que desperta receios entre as pessoas. Neste dia, os supersticiosos evitam fechar grandes negócios ou tomar decisões importantes justamente por causa do azar que está associado a sexta 13.

Os temores com relação à Sexta-feira 13 já existem há muito tempo, mesmo antes do nascimento de Cristo. A data está fortemente ligada à mitologia nórdica e possui várias versões que tentam justificar a sua origem, sempre com uma pitada de misticismo. Entre mitos e verdades, todas as culturas consideram a Sexta 13 como o dia de mau agouro.

A sexta-feira 13 é uma data que não passa despercebida no calendário, ela serve de estímulo para contar histórias de terror, assistir a filmes e até mesmo realizar festas com clima macabro. No entanto, poucas pessoas sabe que o dia de mau agouro serve de motivo para um tipo de fobia.

Ter um pouco de aflição da Sexta 13 é normal, mas algumas pessoas sentem pânico só de pensar nesta data. Quem tem medo excessivo desta ocasião sofre de Paraskevidekatriafobia, termo este derivado do Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (treze). Este tipo de aversão é bem curioso, mas muitos sofrem com consequências do problema.

Entenda a Paraskevidekatriafobia

425813 Paraskevidekatriafobia medo de sexta feira 13 2 Paraskevidekatriafobia: medo de sexta feira 13Com medo do azar, as pessoas evitam tomar grandes decisões e chegam a não querer sair de casa.

As pessoas que sofrem com a Fobia de Sexta Feira 13 não vêm este dia como um dia qualquer. Elas levam as superstições muito a sério e chegam a evitar algumas atividades para não correr risco de azar. A mecânica ser psicológica medo pode afetar o corpo,  prejudicar a convivência com as outras pessoas, alterar o comportamento e atrapalhar a vida profissional ou pessoal.

A Paraskevidekatriafobia se refere exclusivamente ao medo das sextas-feiras 13, enquanto a Triscaidecafobia se refere ao temor do número 13, estando ele em qualquer contexto. É importante saber distinguir os dois problemas para conseguir encontrar meios de superar o medo excessivo.

A aversão exagerada ao dia do azar pode causar mal-estar no indivíduo, aceleração dos batimentos cardíacos, tremores, estresse, ansiedade, depressão e pânico. Para ao sofrer com as reações da fobia, é importante buscar tratamento para lidar com o sofrimento psíquico e as respostas fisiológicas.

As relações sociais do indivíduo podem ser afetadas em decorrência da Paraskevidekatriafobia, afinal, ele acaba não comparecendo aos compromissos ou evita sair de casa devido ao medo exagerado da Sexta 13. Nestes casos mais extremos é necessário procurar ajuda de um psicólogo.

425813 Paraskevidekatriafobia medo de sexta feira 13 Paraskevidekatriafobia: medo de sexta feira 13Os supersticiosos desenvolvem verdadeira aversão a data de mau agouro.