Menu

Saúde

Atualizado em 17 de maio de 2013, às 9:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Parafimose: saiba mais, tratamento

A parafimose é um problema que atinge o órgão sexual masculino. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar a parafimose.

A parafimose se caracteriza pela retração e compressão da pele do prepúcio sobre o corpo do pênis. Esse problema causa dor intensa e pode comprometer saúde do órgão genital masculino. Trata-se de uma situação grave e que exige tratamento o mais rápido possível. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar a parafimose.

619679 A parafimose causa dor intensa na glande do pênis. Foto divulgação Parafimose: saiba mais, tratamento A parafimose causa dor intensa na glande do pênis. (Foto: divulgação)

Sintomas da parafimose

Dentre os sintomas apresentados pela parafimose estão:

  • Inchaço da glande;
  • Dor na região;
  • Cor arroxeada na ponta do órgão sexual masculino causado pela ausência de fluxo sanguíneo;
  • Impossibilidade de voltar o prepúcio, já que ele fica preso no corpo do pênis.

Veja também as principais duvidas sobre a fimose 

Causas da parafimose

A parafimose pode ser causada pelo acúmulo de secreções no órgão sexual masculino devido a fatores como:

  • Má higiene;
  • Traumatismo direto durante o contato íntimo;
  • Colocação de um piercing genital;
  • Uso de algália;
  • Pessoas que já sofreram um quadro de parafimose.
    619679 cueca penis Fratura Parafimose: saiba mais, tratamento A parafimose pode acometer o órgão sexual masculino e comprometer sua função. (Foto: divulgação)

Tratamento para parafimose

O tratamento para parafimose é feito através da colocação do prepúcio de volta à sua posição normal de forma manual, geralmente sob o efeito da anestesia. Para os casos mais graves, em que não é possível colocar manualmente, é feita uma intervenção cirúrgica, chamada de plastia prepucial. Após ter solucionado o problema, é indicado realizar uma circuncisão.

O tratamento deve ser feito com urgência. Se o atendimento não for rápido, a glande pode começar a ficar roxa por causa da compressão e diminuição do fluxo sanguíneo para o órgão genital, podendo levar à lesões permanentes e graves.

Prevenção da parafimose

A parafimose pode ser prevenida recolocando, cuidadosamente, o prepúcio em sua posição normal todas as vezes que ele sair do lugar. Se houver recidivas do problema, a circuncisão precisa ser realizada para impedir graves consequências ao órgão. Além disso, é necessário ter uma boa higiene para evitar o acúmulo de secreções que facilitem a aderência do prepúcio.

619679 Em alguns casos a circuncisão é indicada. Foto divulgação Parafimose: saiba mais, tratamento Em alguns casos a circuncisão é indicada. (Foto: divulgação)

Veja também o que significa circuncisão 

A parafimose é um problema que acomete o órgão genital masculino, causando retração do prepúcio e fazendo com que a pele fique aderida ao corpo do pênis. O problema deve ser tratado para evitar complicações graves. Portanto, siga as dicas para evitar a ocorrência da parafimose ou procure o médio especialista para avaliar o caso e realizar o tratamento efetivo.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.