Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Papinha salgada para bebê: como preparar

Veja como preparar uma simples e nutritiva papinha salgada para o bebê.

Os bebês necessitam de amamentação até uma certa idade, para que sua saúde não fique comprometida. Algumas mães dão o leite materno até os seis meses de idade e, nesta fase, já começam a introduzir as papinhas na alimentação da criança. No entanto, o Ministério da Saúde aconselha que a amamentação aconteça até os dois anos completos do bebê. No entanto a papinha salgada para bebê: como preparar pode começar a ser introduzida assim que a criança faça 6 meses de idade.

Deve-se introduzir cada alimento, aos poucos (Foto Divulgação: MdeMulher)

Deve-se introduzir cada alimento, aos poucos (Foto Divulgação: MdeMulher)

Papinha salgada para bebê: como preparar

Seguindo as orientações, muitas mães acreditam, então, que o leite materno pode ser a única fonte de alimentação da criança, até esta idade. O correto é passar a introduzir outros alimentos no organismo do bebê, quando este completar seis meses de vida. Em conjunto com a amamentação, as papinhas para o bebê já podem começar a fazer parte de sua alimentação diária. Veja aqui  papinha salgada para bebê: como preparar.

Papinha salgada para bebê: como preparar (Foto Divulgação: MdeMulher)

Papinha salgada para bebê: como preparar (Foto Divulgação: MdeMulher)

Primeiras papinhas quando introduzir

As primeiras papinhas do bebê devem ser doces, ou seja, feitas com frutas. Nesta fase, também são bem vindos os sucos naturais. A fim de que o organismo da criança vá se habituando, aos poucos, à mudança de alimentos, as papinhas doces devem ser oferecidas durante um ou dois meses. A partir daí, já é hora de introduzir as papinhas salgadas. É claro que as frutas não devem ser excluídas e podem continuar sendo oferecidas, junto aos legumes e outros ingredientes que passarão a compor a alimentação do bebê. Embora se use o termo “papinha salgada”, é importante lembrar que o sal deve ser usado, na medida de uma pitadinha, apenas. Se possível, evite-o, pois isso será, certamente, mais saudável à criança.

A papinha salgada deve ser feita com legumes variados(Foto Divulgação: MdeMulher)

A papinha salgada deve ser feita com legumes variados(Foto Divulgação: MdeMulher)

Ingredientes da papinha salgada para o bebê

Na fase de introdução de outros alimentos, na alimentação do bebê, muitos ingredientes podem ser usados ou substituídos por outros semelhantes. Basicamente, a papinha salgada para o bebê deverá conter vegetais, carboidratos e carne. O ideal é variar, sempre, os ingredientes, a fim de fornecer as vitaminas necessárias ao organismo da criança, bem como evitar que ela se enjoe da mesma papinha.

Para exemplificar a primeira papinha salgada do bebê, escolhemos uma receita leve e nutritiva, com ingredientes básicos.

O jeito é torcer para que o bebê goste de tudo!(Foto Divulgação: MdeMulher)

O jeito é torcer para que o bebê goste de tudo!(Foto Divulgação: MdeMulher)

Como preparar papinha salgada para o bebê

Para preparar a papinha salgada para o bebê, a mamãe irá precisar de:

– uma cenoura bem pequena

– uma folha de alface

– meia batata

– uma pitadinha de sal (opcional)

– água mineral

Modo de preparo: lave bem os legumes e a folha de alface. Em seguida, coloque numa pequena panela e cubra com a água mineral (o suficiente para cozinhar os ingredientes). Acrescente a pitadinha de sal e cozinhe bem.

Após o cozimento, retire as cascas e bata tudo no liquidificador ou processador. Se preferir, a mãe poderá amassar todos os ingredientes, com um garfo. A papinha não deve ficar líquida. Ela deve ter a consistência de pasta, pois será, também, a transição para os ingredientes sólidos, no futuro. O ideal é que ela fique bem cremosa. Para isso, também é permitido passar a papinha pela peneira. Espere esfriar e sirva.

Pode-se substituir os ingredientes. Por exemplo: espinafre e mandioquinha, chuchu e repolho, beterraba e agrião, etc. Quando o bebê já tiver experimentado todos vegetais, os ingredientes poderão ser misturados, numa mesma papinha salgada. Aos poucos, deve-se introduzir a carne, na papa.

Aprenda a variar. Veja outras receitinhas: Receitas de papinhas orgânicas

Saiba tudo sobre a alimentação dos bebês: Alimentação do bebê: dicas e cuidados

É importante ir aos poucos introduzindo os legumes na papinha do bebe, pois se algum fizer mal você saberá qual deles foi. Para ajudar nessa tarefa nós do Mundo das Tribos reservamos algumas receitas de papinhas para você dar ao seu bebe. Confira:

A consistência deve ser cremosa (Foto Divulgação: MdeMulher)

A consistência deve ser cremosa (Foto Divulgação: MdeMulher)

Receita de papinha com abobrinha

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo, pode ser de girassol;

1 dente de alho picado

1 colher de cebola picada

2 colheres de sopa de abobrinha picada em cubos pequenos

2 colheres de carne desfiada

½ colher de café de sal

2 colheres de batata cortada em cubos pequenos

Modo de fazer

Para desfiar a carne para a sopinha cozinhe em uma panela de pressão até que fique bem macia. Você pode aproveitar a mesma água para fazer a papinha. Refogue a cebola picada com o óleo e o alho, depois acrescente a abobrinha e a batata e por último o sal. Deixe cozinhar pelo tempo necessário para que fiquem bem macios os ingredientes. Para servir amasse com um garfo.

Receita de papinha salgada com batata

Ingredientes:

1 colher de óleo pode ser de arroz

4 cubinhos de peito de frango

1 dente de alho picado

½ colher se café de sal

2 batatas pequenas cortadas em cubos

Modo de fazer:

Coloque o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho, em seguida acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar até que fique bem macio para poder amassar com o garfo para dar para o bebe.

 Receita com papinha salgada com cenoura

Ingredientes:

200 gramas de cenoura fatiada

1 copo com água

100 gramas de carne magra

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque a carne para cozinhar com o copo de água. Quando estiver bem cozida tire a carne e coloque a cenoura com o sal e deixe cozinhar ao ponto de amassar com o garfo e dar para o bebe.

 Receita com papinha salgada com mandioquinha

100 gramas de mandioquinha sem sal

1 pitada de sal

100 gramas de carne magra

1 colher de sopa de cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher de sopa de óleo de girassol

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho com o óleo de girassol. Depois acrescente a carne e a mandioquinha para cozinhar. Deixe até no ponto de amassar com o garfo. Está pronta a papinha é só dar para o bebe.

Receita com papinha salgada com inhame

Ingredientes

1inhame

1 concha de caldo de feijão temperado a gosto

100 gramas de peito de frango

1 fatia de abóbora cabotiá

½ beterraba

Modo de fazer:

Acrescente ao caldo de feijão já temperado a abóbora, o inhame, o peito de frango e a beterraba cortados em cubos pequenos e descascados. Deixe cozinhando até que fiquem bem macios, os legumes a ponto de amassar com garfo e dar para o bebe.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL