Menu

Criança

Atualizado em 12 de setembro de 2012, às 15:48 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Papinha salgada para bebê: como preparar

Veja como preparar uma simples e nutritiva papinha salgada para o bebê.

Os bebês necessitam de amamentação até uma certa idade, para que sua saúde não fique comprometida. Algumas mães dão o leite materno até os seis meses de idade e, nesta fase, já começam a introduzir as papinhas na alimentação da criança. No entanto, o Ministério da Saúde aconselha que a amamentação aconteça até os dois anos completos do bebê. Seguindo as orientações, muitas mães acreditam, então, que o leite materno pode ser a única fonte de alimentação da criança, até esta idade. O correto é passar a introduzir outros alimentos no organismo do bebê, quando este completar seis meses de vida. Em conjunto com a amamentação, as papinhas para o bebê já podem começar a fazer parte de sua alimentação diária.

As primeiras papinhas do bebê devem ser doces, ou seja, feitas com frutas. Nesta fase, também são bem vindos os sucos naturais. A fim de que o organismo da criança vá se habituando, aos poucos, à mudança de alimentos, as papinhas doces devem ser oferecidas durante um ou dois meses. A partir daí, já é hora de introduzir as papinhas salgadas. É claro que as frutas não devem ser excluídas e podem continuar sendo oferecidas, junto aos legumes e outros ingredientes que passarão a compor a alimentação do bebê. Embora se use o termo “papinha salgada”, é importante lembrar que o sal deve ser usado, na medida de uma pitadinha, apenas. Se possível, evite-o, pois isso será, certamente, mais saudável à criança.

Ingredientes da papinha salgada para o bebê

512419 Papinha salgada para bebê como preparar.2 Papinha salgada para bebê: como prepararDeve-se introduzir cada alimento, aos poucos (Foto: Divulgação)

Na fase de introdução de outros alimentos, na alimentação do bebê, muitos ingredientes podem ser usados ou substituídos por outros semelhantes. Basicamente, a papinha salgada para o bebê deverá conter vegetais, carboidratos e carne. O ideal é variar, sempre, os ingredientes, a fim de fornecer as vitaminas necessárias ao organismo da criança, bem como evitar que ela se enjoe da mesma papinha.

Para exemplificar a primeira papinha salgada do bebê, escolhemos uma receita leve e nutritiva, com ingredientes básicos.

Como preparar papinha salgada para o bebê

512419 Papinha salgada para bebê como preparar.3 Papinha salgada para bebê: como prepararA consistência deve ser cremosa (Foto: Divulgação)

Para preparar a papinha salgada para o bebê, a mamãe irá precisar de:

- uma cenoura bem pequena

- uma folha de alface

- meia batata

- uma pitadinha de sal (opcional)

- água mineral

Modo de preparo: lave bem os legumes e a folha de alface. Em seguida, coloque numa pequena panela e cubra com a água mineral (o suficiente para cozinhar os ingredientes). Acrescente a pitadinha de sal e cozinhe bem.

Após o cozimento, retire as cascas e bata tudo no liquidificador ou processador. Se preferir, a mãe poderá amassar todos os ingredientes, com um garfo. A papinha não deve ficar líquida. Ela deve ter a consistência de pasta, pois será, também, a transição para os ingredientes sólidos, no futuro. O ideal é que ela fique bem cremosa. Para isso, também é permitido passar a papinha pela peneira. Espere esfriar e sirva.

512419 Papinha salgada para bebê como preparar.4 Papinha salgada para bebê: como preparar O jeito é torcer para que o bebê goste de tudo! (Foto: Divulgação)

Pode-se substituir os ingredientes. Por exemplo: espinafre e mandioquinha, chuchu e repolho, beterraba e agrião, etc. Quando o bebê já tiver experimentado todos vegetais, os ingredientes poderão ser misturados, numa mesma papinha salgada. Aos poucos, deve-se introduzir a carne, na papa.

Aprenda a variar. Veja outras receitinhas: Receitas de papinhas orgânicas

Saiba tudo sobre a alimentação dos bebês: Alimentação do bebê: dicas e cuidados

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.