Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração > Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

Como cuidar da Palmeira-ráfia? Confira, a seguir, algumas dicas para cuidar dessa espécie que é considerada uma das melhores plantas para ambientes internos, bastante utilizada em apartamentos e escritórios.

Palmeira-ráfia: Como Cuidar, Dicas (Foto Ilustrativa)

Na hora de usar o verde das plantas para decorar ambientes fechados, muitas pessoas ficam na dúvida sobre que tipos de espécies escolher, já que há pouca incidência da luz solar nesses locais, algo que pode atrapalhar o desenvolvimento dos vegetais.

Ou seja, não são muitas as espécies que se adaptam bem a tais lugares, mas se você não dispensa uma boa decoração com plantas, pode apostar na Palmeira-ráfia, que é resistente e se adapta bem às condições citadas.

Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

A Ráfis, como ela também é chamada, tem origem chinesa (Foto Ilustrativa)

De origem chinesa, a Palmeira-ráfia é uma das opções mais usadas na decoração de ambientes internos, já que resiste bem em lugares fechados, desde que você tenha alguns cuidados com ela, fazendo-a se manter bonita e saudável.

Também conhecida por nomes como Ráfis, Rápis, Palmeira-rápis, Palmeira-dama ou Jupati, ela é uma ótima alternativa de plantas para apartamentos, por exemplo, e também para aquelas pessoas que não têm muito tempo para cultivar as plantas.

A Raphis excelsea (nome científica da palmeira-ráfia) traz folhas em tom escuro de verde, lisas e brilhantes. A planta fica linda em salas, escritórios, jardins de inverno e até mesmo no quarto, ajudando a dar um toque diferenciado à decoração de locais com pouca luz.

Palmeira-ráfia como regar

Os tipos de cuidados dependem do local em que a planta fica (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas para cuidar da Palmeira-ráfia, é preciso prestar atenção à forma de regá-la, já que o excesso de água pode ser bastante prejudicial a esta espécie, que suporta muito tempo sem regas.

Como regar a Palmeira-ráfia? Se ela está protegida do sol e da chuva, em um ambiente interno, faça a rega a cada 15 dias. Ainda nessa condição, durante o inverno, você pode regá-la uma vez por mês.

Mas se ela está em ambiente externo e recebe luz solar durante meio-período, é preciso regá-la a cada dois dias. E nos casos em que a Ráfis está exposta ao sol constantemente, como em um jardim, por exemplo, recomenda-se fazer pequenas regas diárias. Verifique sempre o estado de sua terra, evitando deixá-la encharcada e também muito seca.

Palmeira-ráfia como adubar

De maneira geral a Ráfia é bem resistente e suporta muito tempo sem água (Foto Ilustrativa)

Como adubar Palmeira-ráfia? Devido à relativa resistência dessa planta, ela não precisa da reposição constante de nutrientes. Se ela está em um solo adequado, o intervalo mínimo para adubar deve ser de um ano, e ao fazê-lo, é aconselhável adicionar menos substrato que o indicado pelo fabricante.

As folhas da Palmeira-ráfia devem estar sempre brilhantes e verdes. Caso apareçam manchas marrons (como se estivessem queimadas) ou outros pontos estranhos, é melhor verificar se não há excesso de água, sol ou vento, pois esta planta não gosta destes três elementos em grandes quantidades.

Uma das atenções que devemos ter é quanto ao local onde a palmeira-ráfia ficará. Local que não permite uma boa entrada de luz poderá desenvolver o escurecimento das pontas das folhas.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Decoração

Casas Luxuosas e Chiques – Fotos dentro e fora

Decoração

Cubas para Banheiro de Vidro

Decoração

Churrasqueira Elétrica de Embutir

Decoração

Decoração Retrô Para Quarto

Comentários
  1. Vanessa disse:

    Olá, estou precisando de umas dicas.. Tenho uma ráfia há um tempo já, e suas folhas estão com um tipo de fungo, eu acho, já tive que tirar uns 05 galhos e ainda tem pelo menos mais uns 03 que terei que tirar, mas daqui a pouco vou ficar sem nenhum galho.. 🙁 Inclusive fui numa casa que vende essas ráphias e me disseram para diluir em água e passar 1 vez por mês nas folhas um produto chamado Calpik Pikapau – fertilizante mineral misto foliar com sufato de cobre.. mas de nada tem adiantado, o que posso fazer?
    Tenho uma foto dela que gostaria de lhe mandar, é possível? aguardo contato..

    Obrigada

  2. Francisco Junior disse:

    Vanessa o melhor é você procurar um especialista em arvores e afins para lhe dar os melhores conselhos para cuidar de sua arvore.

  3. isabel girao disse:

    comprei uma linda nao muito grande a menos de 4 meses mas le esta ficando com as pontas e brotos queimados parace que esta secando estou triste por que eu tenho paixao por esta palmeira oque devo fazer? ISABEL GIRAO DE RIO DAS OSTRAS RJ.

  4. Karla disse:

    Ola Isabel , Você tem que verificar se não há excesso de água, sol ou vento, pois esta planta não gosta destes três elementos, em grande quantidade.

  5. Angelica disse:

    O que fazer quando as folhas da ráfia, já estão queimadas? Se eu diminuir a quantidade de água, as folhas se recuperarão, ou devo arranca-las, ou cortar as pontas, o que u faço, neste caso?

  6. Joseli disse:

    Bom dia!

    Tenho uma planta Rafis em casa que possui somente dois caules, gostaria que tivesse mais. O que é necessário fazer?

    No aguardo… e desde já muito obrigada!

  7. MARIA APARECIDA disse:

    GANHEI UMA PLANTA RAFIA, E AS FOLHAS TAO SECANDO, GOSTRIA D SABER SE POSSO CORTAR ESSAS FOLHAS E ELA NASCERA´OUTRAS NOVA, NAO SIGNIFICA Q ELA ESTÁ MORRENDO NAO NE? DESDE JA AGADEÇO MUITO SE PUDER ME RESPONDER.

    BOA TARDE UM GRANDE ABRAÇO
    MARIA APARECIDA
    CAMPO BELO MG

  8. Andrea disse:

    Ganhei essa palmeira lida da minha avó, mas não sei como cuidar,
    eu plantei com paú e adubo oragânico, já um mê, essa semana notei que
    algumas folhas estão amareladas, isso é normal?

  9. TATIANE disse:

    Depois da terra já encharcada e com a folhas ficando queimadas o que fazer,tem broto vindo por isso acho que consigo recuperar.

  10. Luiza disse:

    Adorei ! Me ajudou mt !

  11. Luciane disse:

    O que fazer quando as folhas da ráfia, já estão queimadas? Se eu diminuir a quantidade de água, as folhas se recuperarão, ou devo arranca-las, ou cortar as pontas, o que u faço, neste caso?

  12. Dejesus disse:

    Nossa, minha ráfia estava linda…mais eu reguei ela demais,eu não sabia que tinha esses intervalos de 15 em 15 dias ou até mesmo mês…que pena,agora vou cuidar bem da próxima…

  13. silvana disse:

    O que fazer quando as folhas da ráfia, já estão queimadas? Se eu diminuir a quantidade de água, as folhas se recuperarão, ou devo arranca-las, ou cortar as pontas, o que u faço, neste caso?

  14. Sônia disse:

    Boa tarde, aparentemente minha Rafis está sendo “mordida”, parecem marcas de dentinhos, algum insetinho e também tem folhas com manchas marrons. O que eu faço? Devo cortar os galhos onde há as manchas? E as “mordidas” …algum produto para passar? Obrigada.

  15. Ana Lucia disse:

    Olá, tenho uma palmeira ráfia e falaram para eu molhar bastante, tenho notado que as pontas delas estão ficando marrom e aquele fiozinho que envolve ela está secando, ela fica na minha sala, iluminação média.

  16. Lilian disse:

    tenho uma ráfia dentro de casa, e esta com as pontas das folhas secas e morrom, pode ser realizada a poda dessas folhas ou ser cortada apenas as pontas?

  17. Janaína Cunha disse:

    Olá, comprei uma ráfia e o próprio vendedor a plantou em um vaso com uma camada de cacos de telha e terra , e não sei como, mas ela está com um formigueiro na parte de baixo próximo a raiz, nas vezes que as rego, elas sobem com ovos, mas logo após voltam. Será que isso pode prejudicá-la? Formigas comem raiz? O que posso fazer?

  18. MARCIA RODRIGUES disse:

    Olá minha ráfia está com todas as pontas das folhas queimadas, pelo q acabei de ler aqui acho q deve ser muita água, pq ela fica na sombra e sem vento, o q está me preocupando é q estão aparecendo umas larvas pequenas q parecem vir da raíz dela, não consigo ter certeza. Não sei o q posso passar para matá-las ou o q devo fazer p q elas não apareçam mais. Gostaria de uma ajuda. Obrigada. Márcia.

  19. Salete S. Silva disse:

    Gostei das dicas de como cuidar das palmeiras por que comprei uma muita bonita.

  20. Nize disse:

    Obrigado pelas dicas. Tenho duas destas plantas na minha varanda, já foram bastante cheias e muito lindas, porem hoje elas estão ficando feias e secando, moro perto não muito de praias não sei se este é um dos motivos, mais elas sempre ficaram bem.. Amo as plantas principalmente esta. Por favor me dê uma dica de adubo bom para eles..
    Meu muito obrigado!! Valeu amei!!
    Sorte a vcs

  21. Flavia alves disse:

    Coloquei brita na minha terre por baixo ate mais do meio do vaso e completei com brita isso atrapalha porque ela esta com as pontas queimadinhas…. Que do adoro essa planta o que faço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *