Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

Saiba como cuidar da Palmeira-ráfia, para que esta planta fique sempre verdinha e saudável.
Por Editorial MDT -

Como cuidar da Palmeira-ráfia? Confira, a seguir, algumas dicas para cuidar dessa espécie que é considerada uma das melhores plantas para ambientes internos, bastante utilizada em apartamentos e escritórios.

Palmeira-ráfia: Como Cuidar, Dicas (Foto Ilustrativa)

Na hora de usar o verde das plantas para decorar ambientes fechados, muitas pessoas ficam na dúvida sobre que tipos de espécies escolher, já que há pouca incidência da luz solar nesses locais, algo que pode atrapalhar o desenvolvimento dos vegetais.

Ou seja, não são muitas as espécies que se adaptam bem a tais lugares, mas se você não dispensa uma boa decoração com plantas, pode apostar na Palmeira-ráfia, que é resistente e se adapta bem às condições citadas.

Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

A Ráfis, como ela também é chamada, tem origem chinesa (Foto Ilustrativa)

De origem chinesa, a Palmeira-ráfia é uma das opções mais usadas na decoração de ambientes internos, já que resiste bem em lugares fechados, desde que você tenha alguns cuidados com ela, fazendo-a se manter bonita e saudável.

Também conhecida por nomes como Ráfis, Rápis, Palmeira-rápis, Palmeira-dama ou Jupati, ela é uma ótima alternativa de plantas para apartamentos, por exemplo, e também para aquelas pessoas que não têm muito tempo para cultivar as plantas.

A Raphis excelsea (nome científica da palmeira-ráfia) traz folhas em tom escuro de verde, lisas e brilhantes. A planta fica linda em salas, escritórios, jardins de inverno e até mesmo no quarto, ajudando a dar um toque diferenciado à decoração de locais com pouca luz.

Palmeira-ráfia como regar

Os tipos de cuidados dependem do local em que a planta fica (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas para cuidar da Palmeira-ráfia, é preciso prestar atenção à forma de regá-la, já que o excesso de água pode ser bastante prejudicial a esta espécie, que suporta muito tempo sem regas.

Como regar a Palmeira-ráfia? Se ela está protegida do sol e da chuva, em um ambiente interno, faça a rega a cada 15 dias. Ainda nessa condição, durante o inverno, você pode regá-la uma vez por mês.

Mas se ela está em ambiente externo e recebe luz solar durante meio-período, é preciso regá-la a cada dois dias. E nos casos em que a Ráfis está exposta ao sol constantemente, como em um jardim, por exemplo, recomenda-se fazer pequenas regas diárias. Verifique sempre o estado de sua terra, evitando deixá-la encharcada e também muito seca.

Palmeira-ráfia como adubar

De maneira geral a Ráfia é bem resistente e suporta muito tempo sem água (Foto Ilustrativa)

Como adubar Palmeira-ráfia? Devido à relativa resistência dessa planta, ela não precisa da reposição constante de nutrientes. Se ela está em um solo adequado, o intervalo mínimo para adubar deve ser de um ano, e ao fazê-lo, é aconselhável adicionar menos substrato que o indicado pelo fabricante.

As folhas da Palmeira-ráfia devem estar sempre brilhantes e verdes. Caso apareçam manchas marrons (como se estivessem queimadas) ou outros pontos estranhos, é melhor verificar se não há excesso de água, sol ou vento, pois esta planta não gosta destes três elementos em grandes quantidades.

Uma das atenções que devemos ter é quanto ao local onde a palmeira-ráfia ficará. Local que não permite uma boa entrada de luz poderá desenvolver o escurecimento das pontas das folhas.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL