Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

Saiba como cuidar da palmeira-ráfia, para que esta planta fique sempre verdinha e saudável.
5 5 Votos 4 - Votar

Plantas na decoração dão vida a qualquer lugar. Quem é que não aprecia o verde da natureza espalhado pelas ruas, casas e até mesmo em ambientes comerciais? Nada melhor do que respirar ar puro, com cheiro de terra e plantas. Contudo, nem sempre isso é possível, especialmente para pessoas que vivem em grandes cidades. Por isso, é muito comum decorar casas e apartamentos, com a mescla de móveis e plantas, como forma de trazer um pouco da paz da natureza onde já não se pode mais observá-la, de perto. São muitos os exemplos de espécies utilizadas na decoração, principalmente a de interiores. A palmeira-ráfia é uma delas e para manter sua planta linda e saudável por mais tempo, Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas.

Conheça espécies de palmeiras para ambientes externos: Tipos de Palmeiras para Jardim

529323 Palmeira ráfia como cuidar dicas.1 Palmeira ráfia: como cuidar, dicas A Palmeira-ráfia é muito utilizada em ambientes internos (Foto: Divulgação)

Palmeira-ráfia: como cuidar, dicas

De origem chinesa, a palmeira-ráfia é muito utilizada na decoração de ambientes internos. Seu nome científico é Raphis excelsa, sendo também conhecida por outros nomes, como Ráfis, Rápis, Palmeira-rápis, Palmeira-dama ou Jupati. É uma espécie relativamente resistente, apesar de exigir alguns cuidados para manter-se saudável e bonita. Costuma resistir mais em lugares fechados. Por isso, é perfeita para pessoas que desejam ter plantas, em casa, mas não têm muito tempo para cultivá-la. Suas folhas têm um tom escuro de verde, sendo lisinhas e brilhantes. A Palmeira-ráfia fica linda em salas, escritórios, jardins de inverno e até em quartos. Quando adultas, podem atingir pouco mais de 2 metros de altura. Para os que estão pensando em adicioná-la à decoração da casa, o Mundo das Tribos selecionou dicas para cuidar desta bela planta, para que ela fique sempre verdinha e saudável.

Como regar Palmeira-ráfia

529323 Palmeira ráfia como cuidar dicas.2 Palmeira ráfia: como cuidar, dicas Detalhe das folhas da Palmeira-ráfia (Foto: Divulgação)

Sabemos que toda planta necessita de água e nutrientes para sobreviver. No entanto, justamente o excesso regas e adubo podem matar uma espécie. No caso da Palmeira-ráfia, a atenção ao regá-la deve ser dobrada. Ela é um tipo de planta que perde pouquíssima água, pelas folhas. Por isso, suporta muito tempo sem regas. Se estiver plantada numa ambiente interno, protegida do sol e da chuva, pode-se regá-la a cada 15 dias. Durante o inverno, a dica para regar Palmeira-ráfia é fazê-lo apenas uma vez, ao mês. Se, por outro lado, a planta estiver num ambiente externo, deve-se observar a incidência do sol, sobre ela. Se a palmeira receber luz solar durante meio período, é melhor regá-la a cada dois dias. Se está localizada sob o sol constante, o mais indicado é realizar pequenas regas, diariamente. O fato é que, estando dentro ou fora dos ambientes, a Palmeira-ráfia não suporta excesso de água. Deve-se verificar o estado de sua terra, evitando que fique encharcada. Como precaução, o ideal é regá-la quando constatar que está muito seca.

Como adubar Palmeira-ráfia

529323 Palmeira ráfia como cuidar dicas.3 Palmeira ráfia: como cuidar, dicas Meia sombra é ideal para a Palmeira-ráfia (Foto: Divulgação)

Devido à relativa resistência desta planta, a terra não necessita da reposição frequente de nutrientes. Desde que tenha sido plantada em solo adequado, o intervalo para adubar Palmeira-ráfia deve ser de, no mínimo, um ano. Ao fazê-lo, é aconselhável adicionar menos substrato do que o indicado pelo fabricante.

Veja outras plantas resistentes: Plantas resistentes para ter em casa

 

As folhas da Palmeira-ráfia devem estar sempre brilhantes e verdes. Caso apareçam manchas marrons (como se estivessem queimadas) ou outros pontos estranhos, é melhor verificar se não há excesso de água, sol ou vento, pois esta planta não gosta destes três elementos, em grande quantidade. Uma das atenções que devemos ter é quanto ao local onde sua palmeira-ráfia ficará esposta. Local que não permite uma boa entrada de lu poderá desenvolver o escurecimento das pontas da planta.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL