Menu

Moda

Atualizado em 18 de julho de 2011, às 12:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Paletó Masculino – Modelos

t14 Paletó Masculino   Modelos

O terno é um dos principais itens do vestuário masculino. Ele serve para as ocasiões mais formais e também para o trabalho do dia-a-dia. E já que você muitas vezes o usará seguidamente, é preciso ter opções para não ficar sempre com o mesmo tipo de veste, ou seja, o bom e velho terno preto de corte reto. Para fugir disso, há inúmeros cortes e padronagens que, se bem combinados com camisas, gravatas e sapatos resultarão em excelentes conjuntos. Confira as principais opções presentes no mercado:

Italiano

Tem corte reto, mais quadrado, com ombros largos e sem abertura nas costas. É perfeitamente indicado para homens de ombros estreitos ou muito magros, pois equilibra as formas. O ajustamento com um alfaiate pode diminuir os aspecto mais conservador do terno italiano, deixando-o mais adequado à sua silhueta.

Britânico

Esse modelo de paletó masculino tende a ser mais confortável e a dar mais mobilidade a quem o usa. Isso por contas das duas aberturas traseiras. É um corte que dendê a ser muito elegante se você cuidar com o alinhamento ao seu tipo de corpo.

t24 243x300 Paletó Masculino   Modelos

Americano

É um tipo de paletó indicado, principalmente, aos gordinhos e de estatura mais baixa. Tem apenas uma fenda traseira, o que o torna mais flexível que o italiano mais um pouco mais sóbrio que o britânico. Também possui lapelas estreitas e alongadas, o que deixa o conjunto mais afinado e alongado. De qualquer forma, independente do seu tipo de corpo, você pode usá-lo.

Jaquetão

É transpassado e mais pesado (inclusive no que se refere ao tecido que os demais ternos apresentados até aqui). Por conta disso não é muito confortável e está um pouco em desuso. Por ser mais tradicional, cuidado na escolha da ocasião em que for usá-lo. Indica-se que homens mais altos o vistam e que ele sempre se mantenha fechado. Portanto, não é recomendado para quem trabalha muito tempo sentado.

Padronagens e cores:

Marinho, preto e cinza chumbo

Os clássicos. Servem a qualquer ocasião, são elegantes e ajudam a afinar a silhueta. De qualquer forma, são mais bem quistos em ambiente noturno ou fechado.

Tons de bege e cinza claro

São mais indicados para o uso diurno e devem, preferencialmente, ser compostos com tecidos mais leves. Cuidado na escolha das camisas e gravatas na hora de usar um terno com essas cores. Já no que se refere à cor de pele, os tons de bege combinam melhor com peles morenas e negras e os tons de cinza com peles claras.

Risca-de-giz

Um terno elegante e cheio de estilo que remonta aos anos 1920 e 1930, quando era utilizado com chapéu. Ainda é uma boa dica, mas tenha certeza que você não se sentirá deslocado ao optar por tal conjunto. Indicado para quem está um pouco acima do peso, já que as linhas verticais ajudam a afinar.

Xadrez

Tem cara de inverno e normalmente é feito à base de tecidos mais pesados. Quem está acima do peso deve evitá-lo, pois o xadrez dá uma sensação de maior volume.

t33 225x300 Paletó Masculino   Modelos

(fonte: http://www.oficinadamoda.com.br)