Menu

Decoração

Atualizado em 14 de abril de 2011, às 20:15 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Paisagismo Para Área Externa, Dicas

paisagismo para area externa dicas Paisagismo Para Área Externa, Dicas

O paisagismo combina elementos de decoração com jardinagem para ilustrar determinados espaços. Através dele é possível adicionar um pouco de verde em áreas externas ou internas, enriquecendo o projeto da melhor forma possível através da natureza. Plantas, árvores, gramado, pedras e pequenas fontes são alguns dos elementos usados pelo paisagista ao desenvolver um projeto.

A área externa pode ser beneficiada com elementos paisagistas, mas é necessário elaborar u planejamento para conseguir os melhores resultados. O paisagismo fornece condições para decorar tanto o espaço ao ar livre como áreas de intermediação da casa, como é o caso da varanda. Quem domina a técnica e explora o que há de mais atual no paisagismo consegue obter soluções estéticas maravilhosas.

Os moradores estão sempre pensando em como melhorar a parte externa da casa, eles desejam fugir um pouco do padrão e inovar com estilo. Através do paisagismo é possível fazer diversas modificações no espaço, como a montagem de um jardim ao redor da piscina ou mesmo a decoração de uma varanda, sempre procurando criar uma atmosfera ecológica de tranqüilidade.

paisagismo para area externa dicas 3 Paisagismo Para Área Externa, Dicas

Na hora de elaborar o projeto de paisagismo para a área externa, é importante considerar o orçamento disponível para investir em elementos paisagistas. O planejamento da decoração pode ainda incluir móveis e detalhes que funcionam basicamente como acabamento da área externa. O morador também vai precisar definir se deseja um espaço externo mais tranqüilo ou voltado para entretenimento.

A primeira idéia de decoração para área externa consiste na montagem de um jardim. Nesse trabalho, o paisagista ou o próprio morador apostará numa grama verdinha como revestimento horizontal, árvores de pequeno porte para criar um clima de naturalidade, um caminho marcado por pedras decorativas e móveis afinados com o contexto de jardinagem. Uma mesa com cadeiras, feita de ferro ou madeira, cria um efeito bem interessante na área externa.

Ainda se tratando de jardim, o projeto pode incluir canteiros de flores para tornar o ambiente mais bonito e agradável. O uso de esculturas de jardim como gnomos ou sapos, pode adicionar um sentido lúdico ao espaço, mas é recomendado usar a idéia sem exageros. Ser criativo e conhecer as técnicas de paisagismo ajudam a criar uma área externa charmosa e agradável.

paisagismo para area externa dicas 2 Paisagismo Para Área Externa, Dicas

A cascata de jardim é um elemento paisagista que também tem contribuído com a composição de cenários maravilhosos no exterior da casa. Ela é construída por pedras e permite a queda tranqüila das águas, uma fluidez que promete levar um pouco da natureza para dentro da propriedade. A cascata, mesmo sendo artificial, contribui de forma incontestável com a estética da área externa.

A varandinha da parte externa da casa também merece uma decoração sob medida e o paisagismo pode ajudar muito nesse sentido. Apostar em plantas de pequeno porte ou mesmo quadros vivos para decorar as paredes é uma idéia original para o ambiente. Lembrando que os elementos paisagistas combinam principalmente com móveis de vime, madeira ou bambu.

As dicas de paisagismo para a área externa não param por aí, afinal há muitas formas de explorar a natureza na decoração. O jardim pode estar distribuído ao redor de uma piscina nas casas mais sofisticadas, sendo combinado às pedras naturais. O uso de trepadeiras como revestimento natural também é uma sugestão interessante, mas o uso da planta precisa ser feito na dose certa. Os decks de madeira podem formar caminhos sobre o gramado para facilitar o deslocamento de um lugar para o outro, sem prejudicar a proposta do paisagismo.

Aposte nos elementos paisagistas e encontre neles uma forma de criar uma área externa acolhedora.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.