Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Painel vazado na decoração: como usar, dicas

Painel vazado na decoração: como usar, dicas

Por Isah
O painel vazado aparece como fundo do sofá na decoração da sala.

Em busca de novidades para deixar a decoração mais charmosa e bonita? Então incorpore um elemento vazado no seu projeto. Esta estrutura, chamada de Cobogó, foi criada por três engenheiros brasileiros e o seu nome resultou das iniciais dos sobrenomes dos criadores.

Os cobogós montam uma estrutura que  funciona como um painel vazado na decoração, possuindo aberturas que aumentam a visibilidade dentro de casa e melhoram a claridade dos espaços. Normalmente o elemento vazado atua como uma divisória entre os cômodos, substituindo assim a função da parede.

Leia mais: Cobogós na decoração da casa

Além de permitir a passagem de luz, o elemento vazado também favorece a ventilação no interior da residência. Com relação à estética, a estrutura acrescenta um toque retrô-chic no ambiente decorado, relembrando  traços da arquitetura que fizeram sucesso durante as décadas de 50 e 60.

O painel vazado está de volta à decoração moderna e representa uma nova tendência para delimitar os espaços em casa. Os tijolos vazados que são usados para construir a estrutura possuem diferentes formatos, criando um efeito estético maravilhoso com os contornos das aberturas.

Como usar painel vazado na decoração?

O painel vazado separa a sala da cozinha, ou seja atua como divisória.

• Numa casa ou em um apartamento, o painel vazado serve para dividir os cômodos que sofreram a integração de ambientes. A estrutura consegue delimitar adequadamente as áreas que foram fundidas na arquitetura moderna, como sala de estar e sala de jantar.

• A parede construída com cobogós pode substituir o tradicional balcão da cozinha, criando assim um fechamento diferente para o espaço.

• Para tornar o efeito do painel vazado ainda mais destacado, é recomendado usar os cobogós nos ambientes internos mais altos. A estética da estrutura pode se tornar ainda mais bonita e evidente quando combinada a um bom projeto de iluminação.

• Os cobogós ajudam a isolar ambientes, apesar das aberturas não garantirem total privacidade. Os painéis podem substituir os biombos na decoração dos espaços, servindo assim para inovar o visual do quarto, sala, home-office, varanda, entre outros ambientes residenciais e comerciais.

Confira outras ideias, leia Elementos vazados na decoração

• Os elementos vazados chamam atenção pelo design, mas esta proposta de ‘arrematar olhares’ pode ser intensificada com uma estrutura em cor vibrante. No entanto, os moradores ainda procuram manter a sobriedade da decoração através de cobogós de cores neutras, como cinza, preto, branco e marrom.

Cobogós usados na fachada moderna da casa.

• Os painéis de cobogós também estão sendo muito usados para decorar as fachadas das casas. As tramas vazadas adotam os mais diferentes formatos, mas surpreendem com um efeito maravilhoso.

Aproveite as dicas para inovar na decoração.

Recomendado para você
Bem Estar

Receita de molho tártaro passo a passo

Beleza

Implante De Cabelo – Quanto Custa, Procedimento

Bem Estar

Simba Safari SP Localização, Horários, Preços

Bem Estar

Leishmaniose: sintomas, causas, tratamento

Comentários
  1. ronaldo disse:

    aonde eu posso encontrar para comprar esses cobogos ( elementos vazados ) , gostei desse modelo marron que esta na sala atrás do sofa ….

  2. Maria de Lourdes Poloni disse:

    Onde eu posso encontrar os cobogós identificados como “cobogós usados na fachada moderna de casa”?

    Grata,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *