Os principais tipos de portas

PUBLICIDADE

Ao construir ou reformar uma casa, é comum surgirem dúvidas sobre qual modelo de porta combina com a estrutura residencial. Existem muitas opções a venda no mercado, que levam em conta as necessidades dos ambientes internos e externo.

O tipo de porta escolhido precisa ser condizente com a proposta do projeto, além de combinar com os demais elementos, como é o caso das janelas. Para não se arrepender da aquisição, o proprietário do imóvel deve considerar qual a importância da porta na residência, as dimensões corretas da abertura e a estética que se deseja obter com o produto.

A porta não contribui apenas com o efeito visual da casa, ela também influencia na segurança e na privacidade do imóvel. Desta forma, é muito importante avaliar a qualidade do material antes de comprar uma porta, certificando-se da resistência e durabilidade.

PUBLICIDADE

Quando a porta for instalada em um lugar que dá acesso a área externa, ela precisa ser ainda mais resistente para suportar as ações do sol, vento e chuva, sem sofrer danos. No caso da porta interna, ela tem liberdade para apresentar um acabamento mais bonito e com efeitos que contribuem com a decoração.

Um aspecto que deve ser considerado na hora de escolher a porta é o material de fabricação. Normalmente as portas são feitas de madeira, aço, PVC, vidro e alumínio. A matéria-prima usada acaba influenciando nas características da peça, como flexibilidade, resistência ao tempo e conforto térmico.

O design também merece consideração na escolha, por isso avalie se a casa combina com um modelo de porta de correr, sanfonada, pivolante, camarão, entre outros.

Modelos de portas residenciais

Confira a seguir os principais tipos de portas e suas características de acordo com o material de fabricação:

PUBLICIDADE

Porta Camarão: Uma ótima opção para quem deseja algo diferente para sua casa. Uma das vantagens da porta camarão é que ela ocupa menos espaço pelo fato da sua abertura, a porta abre e suas camadas ficam alinhadas.

porta camarao

 

PUBLICIDADE

Porta de madeira maciça: pode ser usada tanto na parte externa como interna, sendo capaz de proteger a residência. Sua estética normalmente é trabalhada, deixando a peça mais charmosa e sofisticada.

porta de madeira maciça

Porta de alumínio: flexível e moderna, a peça garante várias vantagens aos moradores. Ela resiste à corrosão, sobretudo quando recebe o banho de anodização. O material não possui muita resistência a impacto e nem favorece tanto a questão do isolamento, térmico ou acústico.

porta de alumínio preta

Porta de aço: apresenta durabilidade, resistência ao tempo e fácil manutenção.

PUBLICIDADE
porta de aço preta

Porta de vidro temperado: garante maior claridade dentro de casa e combina com a proposta da decoração contemporânea. Com design arrojado, a peça explora principalmente a sua transparência para deixar o imóvel mais charmoso e sofisticado.

porta de vidro temperado

Porta de PVC: apresenta normalmente uma estética bonita, que segue o gosto do cliente. Sua estrutura é constituída de aço, o que garante mais resistência. Ao adotar uma porta de PVC em casa, obtém-se um ótimo isolamento acústico e térmico.

porta de pvc

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • Olá Vanderson, o texto só foi para dar pequenas sugestão caso queira trocar de porta ou esteja realizando uma obra.

    Esperamos ter ajudado.

    Att,

  • me entereço em portas de madeira ,dessa mas largas ,,da normal de 80, de 90 de4 120 ….me manda umas fotos i o preço ..

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.