Carnaval

Os principais carnavais populares do Brasil

Por Andre

Considerado o país do carnaval, o Brasil tem uma enorme quantidade de ótimas festas populares realizadas durante o período de folia, sem falar nas muitas opções de praias e outros tipos de locais para visitar nessa época de folga do trabalho.

Existem muitas opções de carnavais populares espalhados por todo o Brasil, com diversão garantida para os foliões (Foto: Divulgação)

Famosos em todo o mundo, os desfiles das escolas de samba, principalmente no caso do Rio de Janeiro, são também outras grandes atrações do período momesco, arrastando verdadeiras multidões para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Se você quer aproveitar a época de carnaval para esquecer os problemas, pular bastante, conhecer pessoas novas e se divertir, confira as dicas com alguns dos principais carnavais populares do Brasil.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os blocos de rua fazem um enorme sucesso, como é o caso do tradicional Cordão da Bola Preta (Foto: Divulgação)

O carnaval do Rio de Janeiro vai muito além da Sapucaí. Em toda a Cidade Maravilhosa há inúmeras opções de festas, com as ruas sendo tomadas por bandas e blocos, como o Cordão da Bola Preta, um dos mais tradicionais da capital carioca e que costuma ser acompanhado por milhares de foliões.

Olinda

Tradicional desfile dos bonecos gigantes, em Olinda (Foto: Divulgação)

Entre os melhores carnavais populares do Brasil, também não dá para esquecer de citar a cidade de Olinda, em Pernambuco, onde o frevo e o maracatu são os principais ritmos. As ladeiras do município recebem dezenas de blocos, que trazem vários bonecos gigantes, sempre fantasiados com muita criatividade.

Recife

No Recife desfila o maior bloco carnavalesco do mundo (Foto: Divulgação)

A capital pernambucana é outra cidade que respira carnaval. Durante o período da folia, fica até difícil escolher aonde ir, diante de tantas opções, como os shows e trios elétricos espalhados por todas as regiões e o famoso “Galo da Madrugada”, considerado o maior bloco de carnaval do mundo.

Ouro Preto

Bloco do Caixão, em Ouro Preto (Foto: Divulgação)

A cidade histórica de Minas Gerais costuma ser o destino favorito do público jovem, que se hospeda nas repúblicas de estudantes. Vários tipos de blocos e o axé agitam os foliões, que também podem aproveitar as festas de outras cidades da região, como em Mariana.

Diamantina

Em Diamantina, é preciso muita energia para aproveitar a folia, que segue o dia inteiro (Foto: Divulgação)

O carnaval de Diamantina, também no interior mineiro, é outra ótima opção de festa popular. As ruas estreitas, contornadas por belos casarões antigos, ficam lotadas o dia todo, com a agitação dos blocos caricatos e das “batucadas”.

Manaus

O "Carnaboi" é sucesso em Manaus (Foto: Divulgação)

Na capital do Amazonas, as comemorações de carnaval normalmente se misturam com as tradições do Boi-Bumbá, ficando conhecido como “Carnaboi”. O sambódromo da cidade recebe os foliões, agitados por diversos trios elétricos.

Florianópolis

O Bloco dos Sujos faz sucesso em Florianópolis (Foto: Divulgação)

Blocos pelas ruas, desfiles de escolas de samba, festas nas praias e nos clubes são apenas alguns dos eventos que agitam a capital catarinense no carnaval. Um dos símbolos da folia na cidade é o desfile do “Bloco dos Sujos”.

Salvador

O carnaval de Salvador costuma durar mais de uma semana (Foto: Divulgação)

Para fechar a lista, não podia faltar o carnaval de Salvador, que costuma durar mais de uma semana. Os eventos mais procurados são os desfiles dos trios elétricos pelos circuitos Barra-Ondina, Avenida-Campo Grande e Batatinha, com vários artistas famosos. Os blocos também movimentam a cidade durante a folia.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *