Menu

Saúde

Atualizado em 20 de dezembro de 2011, às 7:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Os perigos dos corantes nos alimentos

Os corantes podem causar diversos problemas de saúde, principalmente alergias graves. Veja mais sobre o perigo dos corantes nos alimentos.
356492 sorvete Os perigos dos corantes nos alimentosOs sorvetes industrializados possuem uma grande quantidade de corante

Os corantes são, na maioria das vezes, artificiais e servem para dar cor aos alimentos, deixando-os coloridos. Já o conservante garante a preservação do alimento um determinado tempo.

Os alimentos que possuem esses componentes podem causar diversos problemas de saúde. Várias dessas substâncias já foram proibidas, devido aos efeitos que causam. Fique atento aos corantes e conservantes dos alimentos. Saiba os perigos dessas substâncias para a sua família, principalmente em relação às crianças.

São atraentes

Os alimentos que possuem corantes são normalmente muito atraentes, coloridos, escondendo o risco que podem causar. Boa parte dos alimentos industrializados usa aditivos artificiais para realçar as cores. Amarelos de vários tipos e vermelhos com todas as suas combinações. Tudo para atrair, cada vez mais, a atenção dos pequenos.

Problemas que podem causar

Uma de cada dez pessoas que consomem corantes com frequência desenvolve algum tipo de alergia. Estas podem ser de vários tipos: Respiratória – pode ocorrer obstrução das vias aéreas, chegando a acarretar a morte; cutâneas – vermelhidão, urticárias, pintinhas avermelhadas em certa região ou mesmo no corpo todo; edema – inchaço no corpo inteiro entre outros problemas.

Nos rótulos dos alimentos normalmente existem as especificações dos problemas que cada substância pode causar, porém, essas aparecem de forma difícil de entender e com letras bem pequenas.

356492 06 gelatina Os perigos dos corantes nos alimentosOs corantes atraem as crianças por serem muito coloridos, mas escondem perigos

O que fazer em caso de alergia por corantes

Não procure medicamentos na farmácia, nem tente se automedicar. Caso alguém da sua família apresente uma alergia após ingerir algum alimento, leve-o imediatamente ao pronto socorro.

Após a recuperação do quadro, é necessário procurar um especialista, que é um médico alergologista, para descobrir o que causou a alergia. Dessa forma, poderá evitar a substância que desencadeou o problema.

Para evitar novas reações é preciso eliminar de vez o corante das dietas. Ou seja, deve-se ter uma vigilância rigorosa sobre os alimentos comprados no mercado ou consumidos fora de casa.

Onde estão os corantes?

Essas substâncias estão presentes em diversos alimentos industrializados como:

Sorvetes;

Bolos;

Doces;

Iogurtes;

Balas;

Salgadinhos de pacotes;

Sucos não naturais;

Shakes;

Refrigerantes;

Bebidas gasosas;

Espumantes etc.

O que fazer para preservar a saúde das crianças?

Para proteger as crianças dos produtos que possuem corantes, prefira fazer os doces, sucos, sorvetes, em casa. Dessa forma você pode controlar a qualidade do que seu filho come. Já as refrigerantes e balas devem ser consumidos com muita atenção e em pequena quantidade.

 

356492 refrigerante Os perigos dos corantes nos alimentosQuanto mais escuro o refrigerante, maior a quantidade de corante
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.