Menu

Entretenimento

Atualizado em 2 de janeiro de 2012, às 6:25 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Os insetos mais perigosos do mundo

Há um pavor geral pelos insetos, a maioria é realmente perigosa por transmitirem doenças ou causar pragas[...]

Piores filmes de terror de todos os tempos

[02/01/2012]

Curiosidades sobre a caneta BIC

[03/01/2012]
368118 Barbeiro Os insetos mais perigosos do mundoInseto transmissor da Doença de Chagas (Foto:Divulgação)

Sabe-se que no mundo existem variadas espécies e estilos de animais, dos mais fofos aos mais estranhos. No entanto, os animais que mais aterrorizam os humanos, mais especificamente as crianças e mulheres são os insetos.

Os insetos são criaturas que apresentam aparência esquisita e muitas vezes hábitos de vida muito estranhos. Esses bichinhos são os que estão em maior número aqui na Terra, quase 1milhão de insetos já foram catalogados. Porém cientistas afirmam que o total de insetos existentes na Terra possa chegar a 10 milhões.

Definir os insetos mais perigosos do mundo não é uma tarefa fácil para os cientistas. Por possuir um grande número de insetos fica bastante difícil, pois é necessário dividí-los em grupos.

Alguns são perigosos por transmitirem doenças, outros são perigosos por possuírem veneno e outros ainda por serem consideradas pragas. Vamos falar de alguns insetos para cada categoria. São três as categorias, Venenosos, Transmissores de doenças e Pragas.

368118 taturana obliqua Os insetos mais perigosos do mundoTaturana Obliqua (Foto:Divulgação)

Venenosos    

As Taturanas oblíquas, nativas das matas do sul do Brasil, possuem um veneno que pode provocar hemorragia, insuficiência renal, podendo até chegar à morte. Será que o veneno é poderoso?

O segundo inseto mais perigoso relacionado ao veneno é a Vespa Mandarina. Ela é considerada a maior vespa do mundo sendo nativa da Ásia oriental e é encontrada em ambiente tropical. As vespas mandarinas podem acabar com uma colmeia de 30.000 abelhas em algumas horas.

Elas chegam a atingir cerca de 5 centímetros e voa 36 Km/h, ela mata mais humanos que qualquer outro animal peçonhento.

368118 aedes aegypti Os insetos mais perigosos do mundoMosquito da Dengue (Foto:Divulgação)

Transmissões de doenças

O Aedes aegypti é um mosquito conhecido dos brasileiros e que preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse mosquito é o responsável por transmitir a dengue e a febre amarela, que podem virar doenças epidêmicas.

O segundo inseto mais perigoso na categoria transmissões de doenças é Panstrongylus megistus e Triatoma infestans, são eles os responsáveis pela transmissão da doença de chagas. Eles são conhecidos pelo nome barbeiro. Há cerca de 5 milhões de vítimas somente no Brasil.

368118 Schistocerca gregaria Os insetos mais perigosos do mundoSchistocerca Gregaria (Foto:Divulgação)

Pragas

Schistocerca gregaria e Locusta migratória são tipos de gafanhotos que desde os tempos bíblicos atacam plantações e afetam a economia de um país. Eles se alimentam desde gramíneas até pastagens e vivem em bandos.

O próximo inseto considerado muito perigoso na categoria praga é a Formiga do gênero Atta, são encontradas apenas em regiões tropicais e subtropicais das Américas. Essas formigas são capazes de desfolhar uma laranjeira inteira em menos de 24 horas.

O mundo animal é fascinante, mas deve-se tomar muito cuidado, pois pode ser perigoso.