Menu

Saúde

Atualizado em 21 de novembro de 2011, às 21:15 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Os cuidados com a alimentação fora de casa

Muitas pessoas possuem o hábito de comer fora de casa. Mas esse hábito pode ser um perigo, quando não prestamos atenção no local onde comemos.

329556 Alimentacao fora de casa Os cuidados com a alimentação fora de casa

Muitas pessoas possuem o hábito de comer fora de casa. Algumas por necessidade, outras para curtir com a família ou amigos. Porém, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de escolher o local onde decidimos fazer nossas refeições. Lugares confiáveis estão cada vez mais difíceis de encontrar.

Inúmeros são os estabelecimentos comerciais relacionados à alimentação que se encontram fora dos padrões mínimos recomendados, para que se possa garantir segurança às refeições preparadas. Isso tanto em relação aos aspectos físicos quanto microbiológicos.

Dicas na hora de escolher um bom local para fazer as refeições.

  • O primeiro aspecto importante é o ambiente a ser escolhido. A apresentação do local é o primeiro ponto em que pensamos. Mas só este não é suficiente. É de extrema importância levarmos em consideração a higienização, infra-estrutura, qualidade do atendimento e cardápio oferecido.
  • Na hora de escolher o prato, devemos levar em considerações diversos fatores. É bom evitar alimentos que são mais facilmente perecíveis como maionese, frutos do mar e carne de porco.
  • Os carrinhos ou barraquinhas de rua não são locais confiáveis para se alimentar. Muitas vezes não há banheiro ou local para a higienização das mãos próximo ao ponto de venda. Além de que o ambiente com pessoas caminhando, leva a contaminação dos alimentos.
  • Prefira restaurantes ou lanchonetes onde há a presença de um nutricionista, pois eles possuem um conhecimento maior sobre a conservação e o preparo dos alimentos.
  • Preste muita atenção na higiene do local. Observe o estado das mesas, do chão e dos uniformes dos funcionários. Locais que visam uma boa higiene são mais confiáveis. Fique atento, também, à higiene e apresentação dos utensílios como pratos e talheres.
  • Veja se os alimentos estão sendo mantidos em temperatura ideal. Para isso, verifique se as saladas estão em ambiente refrigerado e se as preparações quentes soltam vapor. Os pratos quentes precisam ser mantidos acima de 60 graus, quando vemos o vapor saindo do alimento significa que está em alta temperatura.

Importância dos cuidados com a alimentação fora de casa.

Estatísticas mostram que mais de 6 mil pessoas morrem no Brasil e 500 mil são internadas devido a problemas com a falta de segurança dos alimentos, por ano. Se não tomarmos cuidado com o que comemos e onde comemos, ficamos expostos a infecções intestinais e intoxicações alimentares.

Alguns sinais e sintomas que esses problemas podem trazer são vômito, diarreia, dor abdominal e febre. Se você sentir algum desses sintomas, procure um pronto atendimento, imediatamente.

329556 Almoco interna Os cuidados com a alimentação fora de casa

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.