Menu

Saúde

Atualizado em 10 de outubro de 2011, às 8:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Os benefícios e riscos do sol para saúde

O sol traz diversos benefícios para as pessoas, mas é preciso ter cuidados com relação a horários.

286712 9549094 Os benefícios e riscos do sol para saúde

O Sol é fundamental para vida. Sua energia chega até nós, às plantas e animais em forma de luz e calor, sendo que cada um a utiliza da sua maneira. Nós, seres humanos, utilizamos a energia solar para manter o metabolismo corporal em funcionamento.

Em nossa pele existe uma substância importante denominada vitamina D, a qual é responsável pela absorção de cálcio dos alimentos. Como a vitamina D encontra-se inativa na pele, ao nos expor ao Sol, a mesma é ativada, realizando a sua função. Além da ativação da vitamina D, o Sol também colabora na manutenção de substâncias que controlam o humor, tanto que pesquisas evidenciam que pessoas que moram em países tropicais – caso do Brasil – são mais felizes, quando comparados a países de clima diferente do existente aqui.

Apesar dos benefícios da exposição solar, é preciso tomar alguns cuidados antes e durante essa ação.

Os horários em que o Sol está mais forte, ou seja, os raios ultravioletas possuem maior intensidade correspondem ao período das 10h às 16h. É durante esse período que a radiação é extremamente maléfica à nossa pele, o que colabora no surgimento de câncer de pele.

Sabendo disso, temos que nos proteger, mas como?

Simples, sempre que for se expor ao Sol utilize bonés, chapéus, óculos de sol, mangas cumpridas e, claro, o mais importante, utilize protetor solar.

286712 tumblr ledfjdqcmh1qf7sr3o1 500 large Os benefícios e riscos do sol para saúde

Os protetores mais indicados são os que possuem fator de proteção acima de 30 FPS, independente da sua cor de pele. E para que ocorra uma eficácia de quase 100% de proteção, é necessário que repita a passagem do protetor a cada 5 horas. Lembrar que a transpiração colabora na saída mais rápida do protetor, portanto caso esteja com transpiração excessiva, o intervalo entre as passagens deve ser menor.

Outro fator muito importante é saber que, mesmo nos dias nublados, apenas 10 a 30% dos raios ultravioletas não ultrapassam as nuvens, portanto é de fundamental importância que se realize a passagem do protetor solar também nesses dias.

É necessário que exista essa consciência sobre a proteção solar desde a infância, pois sabe-se hoje que os efeitos dos raios ultravioletas são cumulativos. Assim, tendo essa consciência podemos usufruir da melhor forma e por muito mais tempo essa estrela maravilhosa que é o Sol.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.