Menu

Saúde

Atualizado em 6 de janeiro de 2012, às 7:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Os benefícios da erva-doce para saúde

Há milhares de anos que se conhece os benefícios da erva doce para o sono. Conheça agora, outros tipos de utilidades dessa erva tão popular.
371375 chas Os benefícios da erva doce para saúdeExistem várias formas de utilizar a erva doce

A erva doce, também conhecida como anis ou funcho, é uma planta originária do Oriente Médio. Desde a época dos egípcios existe a história de que a planta tem o poder de afastar os pesadelos, ajudando a obter um sono tranquilo. Foi a partir disso que sua popularidade aumentou, principalmente entre aqueles que desejam afastar a insônia de suas noites. Para os que sofrem para dormir, é indicado, desde os primórdios, o chá de erva doce, ou mesmo colocar algumas folhas secas no travesseiro para facilitar o sono.

Atualmente a erva doce, além de ser utilizada como ‘favorecedora do sono’, é muito utilizada na culinária. Já há pratos como sopas, purês, que a incluem devido seu aroma inigualável.

Outros benefícios da erva doce

A erva doce é muito conhecida e utilizada, pois possui uma infinidade de aplicações. Pode ser encontrada em várias áreas como saúde, beleza ou culinária. Entre suas utilidades, estão:

  • Associada a uma dieta equilibrada, ajuda no emagrecimento;
  • Estimula o relaxamento do corpo, quando utilizada nos travesseiros ou essências, devido seu aroma agradável;
  • Ainda devido o seu aroma, é muito utilizada em bolos, pães, sopas, entre outras receitas;
  • Ajuda em tratamentos de pele;
  • Consegue diminuir as cólicas de bebês;
  • Melhora tosses por ser expectorante;
  • Combate problemas de gases e digestivos;
  • Auxilia na produção de leite materno;
  • Previne a retenção de líquido, principalmente no verão;
  • Reduz o risco de câncer de mama e de ovário, devido aos flavonóides presentes no bulbo e nos talos que são semelhantes ao estrogênio;
  • Ajuda a regular a pressão arterial.
371375 BlogyMate.com2911201011510 Os benefícios da erva doce para saúdeQuando adicionada a tratamentos cutâneos, ajuda a deixar a pele bem mais macia.

Presente na fitoterapia

A fitoterapia é o tratamento realizado com plantas medicinais  que auxiliam na recuperação da saúde. Esse tipo de tratamento relaciona a causa das doenças aos maus hábitos de vida como exposição a poluição, sono irregular, entre outros. Essa forma de medicina alternativa acredita que a cura pode ocorrer com a prática de bons hábitos e o consumo de plantas específicas.

Quanto consumir?

A melhor forma de obter os benefícios de erva doce é consumi-la na forma de chá. Assim, basta criar o hábito de beber o chá da erva, pelo menos três vezes ao dia. Porém, faça o uso dessa planta em associação com uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis. Assim, o consumo do chá trará um equilíbrio ao seu organismo, deixando sua pele mais bonita, além de relaxar o corpo. Vale a pena experimentar!

371375 75311963 Os benefícios da erva doce para saúdeA erva doce, quando colocada em travesseiros, pode melhorar o sono de toda a família
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.