Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Os benefícios da batata doce para saúde

A batata doce possui propriedades antioxidantes, mas a sua casca possui o efeito três vezes mais, por isso é interessante consumi-la inteira.

A batata doce veio da América Central, ela se desenvolve na raiz de uma planta rasteira, é igual a uma batata comum, só se diferencia pelo sabor doce e por ter uma consistência farinácea. Existem quatro tipos de bata doce que se distinguem pela cor que esta ligada diretamente com a percentagem que apresenta de beta-caroteno e pelo sabor.

A batata doce pertence a família das convolvulaceae o nome cientifico desse tubérculo é Ipomoea Batatas.

A batata branca – não apresenta muito açúcar na composição, e é mais seca

A batata amarela – já apresenta um grau de açúcar mais elevado

A batata roxa – é mais agradável e por isso é a predileta para a fabricação de doces.

O formato da batata doce pode variar desde o convencional arredondado ao mais comprido e afunilado. Mas todas têm a mesma importância na alimentação. A batata doce é rica em calorias por isso é necessário controlar o seu consumo. Também tem hidratos de carbono, sais minerais, vitamina A, B1 e B5, mais cálcio, ferro, sódio e potássio.

Ela é tão importante que em apenas 100 gramas de batata doce tem vitamina ”A” equivalente a vinte e três quilos de batata comum. Até as folhas são muito nutritivas e podem ser preparadas do mesmo jeito que as outras verduras.

A batata doce também possui propriedades antioxidantes, mas a sua casca possui o efeito três vezes mais, por isso é interessante consumir a batata com a casca. É preciso fazer uma limpeza profunda na casaca para não levar impurezas para o organismo.

Benefícios para a saúde

A batata doce é excelente para a saúde e traz vários benefícios como:

– auxilia no tratamento da obesidade

– proporciona melhora na arteriosclerose

– melhora a falta de irrigação sanguínea

– controla a hipertensão arterial

– aumenta as necessidades energéticas principalmente para atletas.

– regula o sistema nervoso e ajuda na digestão

– fonte de carboidratos e fibras

– fonte de vitaminas do complexo B e C

Para o consumo é interessante que ela seja feita cozida e não frita, pois ela já é um alimento calórico naturalmente, frita ela dobra as calorias e pode ser prejudicial. Também é um alimento que pode ser feito de varias maneiras, basta usar a criatividade e não abrir mão de ter a batata doce na dieta alimentar.

O ideal é consumir uma batata doce média por dia, pode ser pura ou em forma de salada. Cada um pode preparar a bata do jeito que achar melhor, a única ressalva fica para a fritura que é prejudicial à saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL