Menu

Sustentabilidade

Atualizado em 19 de dezembro de 2011, às 20:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Os 10 países que mais contribuem com o aquecimento global

Os países mais ricos e desenvolvidos lideram a lista dos mais poluentes e portanto responsáveis pelo aquecimento global.
365695 BeidouGovim1 China lança a sua própria alternativa para o GPS Lançamento do Beidou / beidou.gov.cn

Pouca gente sabe, mas a sigla GPS diz respeito a um sistema de rastreamento bastante específico lançado nos Estados Unidos. Como uma medida alternativa, a China lançou essa semana um sistema próprio de localização global conhecido como Beidou. O sistema já está sendo utilizado por algumas empresas do país e possui uma precisão de 25 metros.

“Beidou” é o nome em chinês para o grupo de estrelas conhecido como “Big Dipper” ou “Carruagem” no ocidente (parte da constelação de Ursa Maior). O sistema de localização chinês conta com um total de 10 satélites em órbita. No entanto, esse número deve aumentar para 16 até o final de 2012. Se isso for feito, a precisão do equipamento deve cair para uma margem de erro de apenas 10 metros.

Inicialmente, o Beidou atende apenas à China e seus países vizinhos. No entanto, em 2020 o sistema poderá cobrir todo o planeta quando um total de 30 satélites fizerem parte dele. Ran Chenggi, porta-voz do sistema Beidou, diz que a construção de um sistema próprio de navegação via satélite é necessário para alavancar o desenvolvimento econômico da China.

O Beidou é compatível com as tecnologias de localização já existentes. O país começa agora uma campanha para incentivar desenvolvedores de produtos do mundo inteiro a adotar o sistema.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL