Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Os 10 países que mais contribuem com o aquecimento global

Os países mais ricos e desenvolvidos lideram a lista dos mais poluentes e portanto responsáveis pelo aquecimento global.

Sorvete simbolizando o aquecimento global (Foto: Divulgação)

O aquecimento global não é culpa exclusiva de um ou dois países – muito menos dez -, mas já foi comprovado que os países desenvolvidos poluem mais por terem centros industriais, sendo os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera.

Emissão de poluentes (Foto: Divulgação)

A lista dos países que mais contribuem com o aquecimento global segue abaixo, entre parênteses a porcentagem da poluição com emissões globais de gases poluentes:

Emissão de Gás Carbônico (Foto: Divulgação)

Segundo o World Resources Institute no ano de 2005, a lista é encabeçada pelos Estados Unidos que com 4% da população mundial, emite 20% dos gases poluentes prejudiciais ao planeta e que fortalecem o aquecimento global.

  1. EUA (20%)
  2. China (15%)
  3. União Européia (14%)
  4. Rússia (6%)
  5. Índia (5,6%)
  6. Japão (4%)
  7. Alemanha (3%)
  8. Brasil (2,5%)
  9. Canadá (2,1%)
  10. Inglaterra (2%)

Segundo dados da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, a China havia superado os EUA em emissão de CO2 no ano de 2006, por 7,5%, isso devido ao fato de que muitos países desenvolvidos mandam várias indústrias manufatureiras para a China. O país faz uso de energia renovável cada vez mais, porém ainda há muita produção e consumo de energia suja.

Emissão de gases poluentes (Foto: Divulgação)

Por essa razão, segundo a fonte da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, na lista acima os papéis de primeiro e segundo lugar se invertem, ficando a China (população de 1,3 bilhão) responsável pela emissão de quase 4,7 toneladas de CO2 por pessoa e os Estados Unidos com cerca de 19,2 tonelada.

A Índia poluindo mais

Segundo a mesma fonte (Agência de Avaliação Ambiental da Holanda) a Índia teria aumentado seu poder de emissão dos gases, tomando o terceiro lugar no ranking dos que mais poluem. O país é o segundo mais populoso do mundo produzindo 2.272 megatoneladas de CO2 equivalente e também fazendo uso de combustíveis fósseis baratos, a exemplo do carvão, e isso aumenta as emissões de poluentes.

Emissões chinesas de gases de efeito estufa (Foto: Divulgação)

Segundo a Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, o ranking atualizado ficaria assim:

  1. China
  2. Estados Unidos
  3. Índia
  4. Rússia
  5. Japão
  6. Brasil
  7. Alemanha
  8. Canadá
  9. México
  10. Irã

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL