Ortorexia: saiba mais sobre o transtorno

PUBLICIDADE

A ortorexia é um transtorno alimentar pouco conhecido, do qual os envolvidos tem verdadeira obsessão pelo controle da qualidade da alimentação. Esse comportamento acaba prejudicando a dieta dos portadores. Saiba mais sobre o transtorno chamado ortorexia.

A ortorexia é um transtorno que pode comprometer a saúde do indivíduo. (Foto: divulgação)

O que é ortorexia

O problema chamado ortorexia se caracteriza pelo excesso de preocupação com o tipo de alimento a ser consumido. Os orteréxicos acreditam que somente os alimentos naturais, como vegetais, cereais e não consumo de carnes e enlatados fazem bem para a saúde. Apesar de serem comprovados os benefícios desses alimentos na dieta, os portadores do transtorno acabam sendo prejudicados, pois levam a rigidez alimentar ao extremo.

O problema surge quando o excesso de preocupação com a alimentação faz parte do dia a dia dos indivíduos. Os ortoréxicos não medem esforços para adquirir seus alimentos, muitas vezes andam longas distâncias e pagam mais caros pelos valores superiores dos alimentos comuns.

PUBLICIDADE

Além disso, essas pessoas passam a recusar em comer na casa de amigos e parentes por que não sabem o que será servido. Quando não cumprem suas metas, ficam com sentimento de culpa e tornam-se mais radicais, apontando características doentias do seu comportamento.

A ortorexia se caracteriza pela obsessão em consumir somente alimentos saudáveis. (Foto: divulgação)

Veja também distúrbios alimentares, como tratar 

Perigos da ortorexia

Segundo pesquisas, a ortorexia pode ser um desdobramento da anorexia. Porém, nesse caso, o indivíduo usa o refúgio de comer alimentos saudáveis para evitar o consumo de quantidades normais. Entretanto, outros apontam que existem diferenças importantes entre a anorexia e a ortorexia. Enquanto a primeira está relacionada com a quantidade de comida consumida, a segunda está ligada à preocupação com o tipo de alimento escolhido.

A ortorexia pode gerar problemas graves à saúde se o portador não aderir outros alimentos essenciais para o organismo. Entre as principais consequências estão os quadros de anemia e carência de vitaminas. Porém, esse distúrbio não acarreta somente danos físicos. No que diz respeito ao campo social, ele pode desencadear uma retração e fazer com que a pessoa limite seu circulo de amizades a pessoas que se alimentam da mesma forma que ela. O isolamento social é um prejuízo muito difícil para reparar os danos físicos.

Os alimentos saudáveis são essenciais para nosso organismo. Porém, devem ser consumidos na medida certa. (Foto: divulgação)

Veja também anorexia, sintomas e como identificar 

A ortorexia é um transtorno que pode comprometer a saúde física e comportamental dos indivíduos. Alimentar-se com comidas saudáveis e naturais pode ser muito bom para a saúde. Mas quando isso se torna uma obsessão, deve ser tratada. Procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra é o mais indicado para impedir que o problema se agrave ainda mais.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.