Menu
Você está em: MundoDasTribos > Origem, Frases “Caipira” da Festa Junina

Saiba tudo sobre a origem da festa junina e veja algumas frases que traduzem um pouco o espírito junino.

Saiba tudo sobre a origem, frases “caipira” da festa junina. Nessa matéria, iremos abordar um pouco sobre o surgimento dos festejos juninos, como eles se popularizaram no Brasil e as principais características da comemoração. Veja também algumas frases e poemas que ilustram bem essa festa caipira.

1207 Origem Frases Caipira da Festa Junina 4 Origem, Frases Caipira da Festa Junina Origem, Frases Caipira da Festa Junina. (Foto: Divulgação)

O Mês de junho traz grandes comemorações, uma delas é a Festa Junina, comemorada por muitos por todo o país e ao redor do mundo também. A temporada é perfeita para usar trajes caipiras, saborear comidas típicas, dançar quadrilha e participar de brincadeiras divertidas.

Origem, Frases “Caipira” da Festa Junina

Muitas pessoas comemoram a festa junina no mês de junho, mas poucas sabem como se originou a confraternização e quais são as principais características. Para organizar um evento que realmente consiga incorporar as tradições juninas, você precisa ficar por dentro dessas informações.

Leia mais: Barraquinhas de Festa Junina

Confira a seguir mais detalhes sobre Origem, Frases “Caipira” da Festa Junina.

Origem da Festa Junina

Alguns dizem que a Festa Junina teve origem em países católicos da Europa, tendo como principal homenageado o santo São João, outros dizem que a Feste Junina ocorre por causa das grandes festividades ocorrem durante o mês de junho. No princípio a festa era conhecida como “Joanina”.

1207 Origem Frases Caipira da Festa Junina 1 Origem, Frases Caipira da Festa Junina A festa junina assumiu características próprias no Brasil. (Foto: Divulgação)

Por volta do ano de 1500, época de colonização, os portugueses começaram a introduzir muitos elementos da cultura europeia no Brasil, inclusive a festa junina. Acredita-se que esse tipo de comemoração surgiu no período pré-gregoriano, a princípio como uma festa pagã que tinha a finalidade de comemorar a fertilidade da terra.

Com o passar do tempo e o avanço do catolicismo na Europa, as festas começaram a acontecer com o propósito de homenagear santos católicos, como é o caso de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Assim que chegou ao Brasil, a festa junina adquiriu as suas próprias características e se tornou parte da nossa cultura. Como por aqui a comemoração é realizada no mês mais frio do ano, ela passou a ser aquecida pelas fogueiras. Várias brincadeiras juninas também foram inventadas pelos brasileiros, como é o caso do pau de sebo, do correio elegante e do casamento na roça.

Veja também: Vestidos de quadrilha – festa junina

Frases de festa junina

1207 Origem Frases Caipira da Festa Junina 3 Origem, Frases Caipira da Festa Junina As comidas típicas fazem sucesso. (Foto: Divulgação)

Abaixo vocês conferem algumas frases e poemas de festa junina:

Festa junina, sinônimo de alegria

A festa
É sinônimo de alegria…
Arde uma fogueira no chão
Assam-se batatas
Bebem quentão
A menina pula a fogueira
E esquenta meu coração
É noite de festa
É noite de S. João
E me cintila uma alegria
E sobe o balão
Que vai brilhar lá com as estrelas
Ah que paixão!

Lembranças

Se lembra da fogueira
Se lembra dos balões
Se lembra dos luares dos sertões
A roupa no varal
Feriado nacional
E as estrelas salpicadas nas canções.

1207 Origem Frases Caipira da Festa Junina 2 Origem, Frases Caipira da Festa Junina A quadrilha é uma tradição da festa junina. (Foto: Divulgação)

Romance junino

Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou meu coração.

Mexer a canjica, ralar o coco

Mexer canjica, ralar o coco
Festa boa, viva São João
Tanta coisa pra fazer
Tanta coisa pra arrumar
Tem canjica pra mexer
Tem o coco pra ralar
Vamos ralar o coco vamos mexer a canjica
Rala o coco… Mexe a canjica…
E depois de tudo pronto
Vamos agora dançar
Está tudo preparado
Cada um pega seu par.

Confira: Receitas para festa junina

Gostou da matéria Origem, Frases “Caipira” da Festa Junina? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário e compartilhe as suas ideias conosco.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL