Menu

Especial: Dia dos Namorados

Atualizado em 28 de maio de 2012, às 8:07 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Origem e história do dia dos namorados

O dia dos namorados é uma data muito especial. Conheça a origem dessa comemoração e veja algumas dicas de presentes.

Presentes simples para agradar no dia dos namorados

[14/05/2012]

Comemoração do Dia dos Namorados pelo mundo

[14/05/2012]
444912 Origem e história do dia dos namorados 1 Origem e história do dia dos namoradosO dia dos namorados é uma ocasião perfeita para surpreender o seu amor.

No dia 12 de junho comemoramos o dia dos namorados. Essa é uma data destinada aos casais que namoram, sejam casados ou não. Nesse dia ocorre troca de presentes entre os apaixonados, além de comemorações românticas como jantares a dois.

Em cada país o dia dos namorados é comemorado em uma data diferente. Nos EUA se comemora no dia 14 de fevereiro e é chamado Valentine´s Day.

Origem do dia dos namorados no Brasil

Tudo começou com o frei português, conhecido pelos brasileiros como Santo Antônio. Durante suas pregações, esse religioso destacava demasiadamente a importância do amor e do casamento. Por isso, após ser canonizado, ganhou fama de “o santo casamenteiro. Até hoje encontramos crenças relacionadas a Santo Antônio que prometem fazer com que a pessoa encontre um par. O dia desse santo é comemorado em 13 de junho.

A partir do ano de 1949 começou a se comemorar no Brasil o dia dos namorados. A razão dessa comemoração é que nesse mês as vendas no comércio caíam drasticamente. Na tentativa de melhorar os lucros, o publicitário João Dória trouxe do exterior a ideia de colocar uma data destinada aos enamorados. A data escolhida foi o dia 12, um dia antes do de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Saiba mais: Dia dos namorados: dicas e surpresas incríveis

O dia dos namorados nos Estados Unidos

444912 Origem e história do dia dos namorados 2 Origem e história do dia dos namoradosNos Estados Unidos, o Valentine´s Day é comemorado no dia 14 de fevereiro.

Houve uma época em que namorar era proibido. Isso ocorreu no império de Cláudio II, quando o imperador percebeu que os soldados solteiros eram melhores combatentes em guerra. Porém, o padre Valentin era contra essa ordem do Imperador. Além de continuar celebrando os casamentos, ele mesmo casou-se secretamente. Como o cristianismo não aceita o casamento de padres, ele foi obrigado a renunciar o cargo, mas não o fez. Por isso, Valentin foi condenado à morte.

Enquanto o padre aguardava o cumprimento de sua sentença na prisão, conheceu a filha cega de um carcereiro e se apaixonou. Milagrosamente Valentin fez com que a menina voltasse a enxergar. Antes de partir, o padre escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

O Valentin foi morto no dia 14 de fevereiro, por isso a data foi escolhida para comemorar o dia dos namorados.

Dicas para o dia dos namorados

444912 Origem e história do dia dos namorados Origem e história do dia dos namoradosFortaleça os sentimentos e aposte nos presentes mais simbólicos.

O dia dos namorados é uma data muito importante, por isso não deixe de mostrar a quem você ama seus sentimentos. Veja algumas dicas para demonstrar o seu amor.

  • Envie uma cesta de café da manhã;
  • Faça um jantar romântico, a luz de velas;
  • Dê uma caixa de bombons;
  • Dê aquele presente que ela tanto deseja;
  • Leve-a para um passeio romântico;
  • Dê as flores que ela mais gosta;
  • Envie um cartão ou uma carta;
  • Diga o que sente por ela;
  • Dê um perfume.

Comemorar um relacionamento é de extrema importância para que ambos não esqueçam de seus sentimentos. É, também, uma forma de fazer com que o casal saia da rotina. Não deixe de comemorar essa data tão especial.