Origem do dia dos namorados, história, data

PUBLICIDADE

Saiba tudo sobre a origem do dia dos namorados, história, data. Essa ocasião especial, destinada aos casais apaixonados, não existe por acaso. Tudo começou há milhares de anos, quando um bispo resolveu desafiar as ordens de um imperador por causa do amor. Leia a matéria e saiba mais detalhes.

Origem do dia dos namorados, história, data. (Foto: Divulgação)

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado todos os anos no dia 12 de junho e, em 2015, a data cairá em uma sexta-feira. Para quem está namorando, está noivo ou mesmo casado, esse dia é importante para celebrar o amor que une o par. Para fazer isso, os namorados costumam trocar presentes, cartões e juras de amor. Mas, como diversas datas comemorativas, a origem dessa comemoração é desconhecida por muitas pessoas.

Saiba mais: Curiosidades Sobre o Dia Dos Namorados

PUBLICIDADE

Origem do dia dos namorados, história, data

O dia dos namorados é uma ocasião que não pode passar em branco. Nessa data, é muito comum acontecer a troca de presentes, passeios românticos e o envio de mensagens apaixonadas. No entanto, antes de celebrar o dia 12 de junho, é muito importante entender porque ele surgiu e qual o seu verdadeiro significado.

Veja nos tópicos a seguir mais detalhes sobre a origem do dia dos namorados, história, data.

Origem do dia dos namorados no mundo

A origem do dia dos namorados no mundo está ligada ao bispo Valentim, que no ano 270 A.C, sob o império romano, realizava casamentos clandestinamente, pois o imperador Claudius II tinha proibido a prática porque achava que os soldados seriam mais eficientes se estivessem solteiros.

Toda essa história de celebrar o dia dos namorados começou com o bispo Valentim. (Foto:Divulgação)

Após descumprir as ordens imperiais, Valentim foi descoberto e preso. Durante o tempo em que estava na prisão, ele recebia recados e flores de jovens que lhe contavam ainda acreditarem no amor. O bispo também apaixonou-se por Asterius, filha do carcereiro.

PUBLICIDADE

Veja também: Dia dos namorados: Significado, sugestões, importância

A moça era cega e conta-se que Valentim fez um milagre ao fazer com que ela começasse a enxergar. Antes de ser executado no dia 14 de fevereiro, o bispo escreveu uma carta a ela e assinou com a expressão de seu Valentim – seu namorado. A partir daí surgiu a tradição do dia dos namorados em diversos países do mundo.

PUBLICIDADE
Valentim desafiou as ordens imperiais em nome do amor. (Foto: Divulgação)

Dia dos namorados no Brasil

No Brasil, a história do dia dos namorados é diferente. A data foi escolhida, em 1949, porque o mês de junho era tido como o menos rentável para as vendas do comércio e para melhorar isso João Dória, publicitário da Standart Propaganda, trouxe do exterior a ideia de se comemorar o dia do amor no Brasil como incentivo para as compras.

O slogan “Não é só de beijos que vive o amor” de autoria de Dória para a loja Clipper fez muito sucesso e o dia 12 de junho foi escolhido para marcar o dia dos namorados. Coincidentemente, a comemoração ocorre na véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

No Brasil, a data ganhou força com a finalidade de aquecer o comércio. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Comemoração do Dia dos Namorados pelo mundo

PUBLICIDADE

Agora que você já sabe sobre a origem do dia dos namorados, história, data, não deixe de aproveitar ao máximo essa ocasião ao lado da pessoa amada. Escreva uma carta, compre um presente bem bonito e faça pequenas surpresas românticas nesse grande dia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.