Menu

Entretenimento

Atualizado em 24 de janeiro de 2012, às 9:45 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Origem do Carnaval

Muitas pessoas brincam o Carnaval, mas a grande maioria não sabe por quê. Por isso, é preciso saber qual é a origem do Carnaval, principalmente porque o Brasil tem o Carnaval mais animado e grandioso do mundo.

Yudi do ‘Bom Dia & Cia’ virou cantor sertanejo

[20/01/2012]

Carnaval em Salvador 2012 – Programação

[25/01/2012]
382309 Origem do Carnaval 4 Origem do CarnavalCada região brasileira comemora o Carnaval à sua maneira. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas brincam no Carnaval, mas a grande maioria não sabe por quê. Por isso, é preciso saber qual é a origem do Carnaval, principalmente porque o Brasil tem o Carnaval mais animado e grandioso do mundo. Então, vamos à história da data.

Nos anos de 600 a 520 a.C., os gregos realizavam grandes cultos aos deuses para agradecer pelas suas colheitas. Assim, essas festas foram adotadas pela Igreja Católica que, a partir de 590 d.C. passou a ter no seu calendário essas diversões, sendo regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média.

Como o Carnaval antecedia a Quaresma, ou seja, os 40 dias de jejum que os católicos tinham que fazer antes da Páscoa, ele ganhou esse nome por ser uma despedida dos prazeres da carne. Por isso, o seu nome, em latim, significa “adeus à carne”.

Nessa época, a comemoração do Carnaval era feita com muita comida, bebida e prazeres da carne. Na Roma antiga, ele prolongava-se por 7 dias nas casas, ruas e praças, sempre de 17 a 23 de dezembro. Nesse período, os comerciantes eram proibidos de abrirem os seus comércios e nenhuma atividade funcionava. Até mesmo os escravos ganhavam uma liberdade temporária para aproveitarem os festejos.

No Renascimento, as festas do Carnaval incorporaram os bailes de máscara, que traziam ricas fantasias e carros alegóricos, assim como em Veneza, na Itália. Foi assim que surgiram os grandes desfiles das escolas de samba cariocas.

382309 Origem do Carnaval 2 Origem do CarnavalO baile de máscaras é muito famoso, principalmente em Veneza, Itália. (Foto: Divulgação)

No entanto, o Carnaval que ficou mundialmente famoso pela sua beleza foi o do Rio de Janeiro, com grandes escolas de samba desfilando em longas passarelas com carros alegóricos feitos com perfeição e muita criatividade.

Geralmente, o Carnaval tem a duração de 3 dias, sendo os que antecedem a Quarta-feira de Cinzas, ou seja, o primeiro dia da Quaresma. Por isso, eles são denominados dias gordos, principalmente a terça-feira, que é o dia mais festejado desse feriado.

382309 Origem do Carnaval 3 Origem do CarnavalO Brasil tem o maior Carnaval do mundo. (Foto: Divulgação)

Todos os anos, o Carnaval é comemorado em uma data diferente porque ele depende do dia da Páscoa para ser calculado. O domingo de Páscoa é o primeiro domingo depois da primeira lua cheia a partir do equinócio do outono no hemisfério sul. A Sexta-feira da Paixão é a da mesma semana da Páscoa. Sendo assim, o Carnaval acontece sempre 47 dias antes da Páscoa.

O Carnaval é uma data muito festiva em todo o ocidente, pois é uma festa cristã. Entretanto, não basta apenas comemorá-lo. É preciso também saber a sua origem e porque ele é comemorado. Assim, a brincadeira fica mais divertida e consciente.