Carnaval

Origem do carnaval no Brasil

Você sabe a origem do carnaval no Brasil? A festa popular mais famosa do País sem sombra de dúvidas, é o Carnaval. Mas o que muitos não sabem é que somente em meados do século XVII é que esse encontro de raças e povos passou a fazer parte da cultura do país. Sob influencia do estilo carnavalesco dos europeus como os franceses, a festividade acontecia por meio de desfiles urbanos, ou seja, as pessoas que participavam do rito se fantasiavam com máscaras e roupas fantasiosas.

Origem do carnaval no Brasil (Foto: Exame/Abril)
Origem do carnaval no Brasil (Foto: Exame/Abril)

Origem do carnaval no Brasil

O que sabe sobre a origem do carnaval no Brasil é que a festa nasceu em países Europeus, mas ao chegar no Brasil passou por uma mudança, graças a influencia dos costumes locais, e personagens como Rei Momo, Pierrô e Colombina foram inseridos no contexto da comemoração. Mais tarde, os primeiro blocos carnavalescos começaram a surgir, porém, foi no início do século XX que eles viraram uma tradição, principalmente em determinadas regiões do país.

Leia mais informações sobre: Carnaval – história, origem, curiosidades

Entrando na folia

A euforia era tanta que algumas pessoas chegavam a decorar os seus automóveis para acompanhar os grupos que saiam pelas ruas fantasiados. Dessa forma nasceu mais um elemento do Carnaval, os carros alegóricos.

Tradição vem da Europa (Foto: Exame/Abril)
Tradição vem da Europa (Foto: Exame/Abril)

Ainda no século XX os brasileiros passaram a criar as populares marchinhas carnavalescas, que embalavam as festas nessas época, muito tradicionais em clubes. Esse fator contribuiu para o crescimento da comemoração nacional e a tornou mais popular do que já era.

Brasil é conhecido pelo seu carnaval

Atualmente, o Brasil é conhecido internacionalmente pelo seu Carnaval, que é bastante diferente em muitos locais de seu território. No Rio de Janeiro, por exemplo, o que embala os foliões são as escolas de samba. A primeira agremiação desse gênero foi criada em 1928, no dia 12 de agosto, exatamente no estado carioca. A Deixa Falar deu origem a festa que hoje é televisionada para todo o planeta.

Antigamente o baile era marcado pelas máscaras (Foto: Exame/Abril)
Antigamente o baile era marcado pelas máscaras (Foto: Exame/Abril)

Leia mais informações sobre: Origem do Carnaval

O desfile como conhecemos hoje

Hoje, festa é referência mundial (Foto: Exame/Abril)
Hoje, festa é referência mundial (Foto: Exame/Abril)

A partir do momento que escolas de samba passaram a existir o Carnaval de rua ganhou um novo formato, inclusive no Estado de São Paulo, que também aprecia muito esse tipo de desfile.

Com o tempo surgiu a Liga das Escolas de Samba, que é responsável pelo campeonato que elege a melhor, mais bonita e animada agremiação naquele ano. Já na região Nordeste do país a tradição de blocos de ruas é forte e prevalece, porém, com algumas mudanças. Na Bahia, por exemplo, os foliões são embalados por cantores renomados, que sobre um trio elétrico arrastam multidões.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *