Menu

Saúde

Atualizado em 14 de fevereiro de 2013, às 8:37 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Orgasmo: mitos e verdades

O orgasmo ainda é um assunto “tabu” para muitas pessoas. Conhecer mais a respeito do assunto é a melhor maneira de esclarecer dúvidas. Confira.

O sexo é um assunto sempre polêmico e cercado por inverdades, que podem confundir pessoas e até mesmo prejudicar a saúde. O tema “orgasmo” ainda é considerado um assunto proibido para muita gente, pois cada um tem suas experiências próprias e, consequentemente, suas próprias opiniões. Para acabar com dúvidas de muitas pessoas, oferecer melhores explicações sobre algumas questões e até mesmo ajudar na satisfação sexual, confira alguns mitos e verdades sobre o orgasmo.

Confira mais mitos e verdades sobre  orgasmo.

580313 As mulheres e os homens possuem tempos diferentes de orgasmo. Orgasmo: mitos e verdadesAs mulheres e os homens possuem tempos diferentes de orgasmo. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o orgasmo

  • Se não for intenso, não é orgasmo.

Mito. Nem sempre ter orgasmo é ver estrelas e se sentir flutuando no ar, pois essa sensação varia bastante de uma mulher para outra e sofre importantes influências de fatores como o nível de estresse, emoção envolvida, interesse pelo parceiro e nível de excitação.

  • Cada pessoa alcança o orgasmo de maneira diferente

Verdade. Não existe nenhuma receita de bolo para atingir o orgasmo e, apesar de ser bastante frequente a procura pela maneira mais rápida e prática de “chegar lá”, é impossível que os mesmos resultados sejam obtidos por pessoas diferentes. O autoconhecimento é a melhor maneira de encontrar o caminho mais eficiente para o prazer.

  • O tempo entre o orgasmo feminino e o masculino são iguais

Mito. O orgasmo é o resultado final de um processo excitatório crescente. Entretanto, na mulher, o tempo médio para atingir o clímax costuma ser maior que nos homens, além de receber forte influência de fatores emocionais.

580313 O orgasmo ainda é considerado um assunto tabu para muitas pessoas. Orgasmo: mitos e verdadesO orgasmo ainda é considerado um assunto tabu para muitas pessoas. (Foto: divulgação)
  • O orgasmo masculino e a ejaculação são coisas diferentes

Verdade. No homem o orgasmo e a ejaculação correspondem a respostas fisiológicas diferentes, apesar de ocorrerem simultaneamente. Enquanto o orgasmo é uma reação sensorial, a ejaculação nada mais é do que a simples eliminação de esperma.

  • Preliminares mais demoradas resultam em orgasmos mais intensos

Mito. Não existem dúvidas de que os carinhos antes do sexo são importantíssimos para que a mulher consiga atingir o orgasmo, entretanto, a intensidade do clímax é dependente apenas do grau de excitação e das emoções durante a relação.

  • A ciência ainda não provou a existência do ponto G

Verdade. O conceito de “ponto G” ainda é bastante questionado pela medicina e não existe nenhuma comprovação científica que confirme sua existência. O que existem são várias regiões erógenas localizadas tanto na região genital como ao longo de todo corpo que promovam excitação.

Saiba por que algumas pessoas fingem orgasmo.

580313 Por ser o resultado de experiências próprias cada um tem sua opinião sobre o orgasmo. Orgasmo: mitos e verdadesPor ser o resultado de experiências próprias, cada um tem sua opinião sobre o orgasmo. (Foto: divulgação)

O orgasmo é considerado tabu para muitas pessoas, que costumam evitar conversar sobre o assunto e acabam dando margem para o surgimento de inúmeras inverdades, confundindo aqueles que buscam mais qualidade na vida sexual.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.