Menu

Decoração

Atualizado em 3 de março de 2012, às 6:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Organização e limpeza no Feng Shui

Segundo o Feng Shui, a limpeza e a organização se revelam aspectos importantes para que a casa concentre boas energias.
401298 Organização e limpeza no Feng Shui 2 Organização e limpeza no Feng ShuiUma casa limpa e organizada atrai boas energias

O Feng Shui se destaca como uma técnica chinesa voltada para a harmonização de ambientes. De acordo com os seus preceitos, o exterior tem impacto no interior de cada indivíduo, por isso os elementos que decoram os ambientes residenciais precisam ser pensados com cuidado.

As cores, os designs e o posicionamento de cada peça dentro do cômodo exercem efeito na vida dos moradores. O Feng Shui acredita que um arranjo físico bem montado tem o papel de concentrar energias positivas e repelir os fluídos ruins, por isso é interessante aplicar o baguá no projeto e reproduzir os princípios da filosofia chinesa.

A manutenção da casa é um dos aspectos mais valorizados pelo Feng Shui, afinal, envolve a limpeza e a ordem do seu lar. Os espaços residenciais que possuem muita poeira, coisas espalhadas pelo chão e resíduos expostos prejudicam as pessoas e abalam as respectivas energias.

Cuidados com a limpeza e organização

Como o Feng Shui atua com a finalidade de corrigir os pontos negativos de uma casa, ele acaba propondo soluções para acabar com a sujeira e a bagunça dos cômodos. É importante ressaltar que não se trata apenas da questão estética, mas sim do equilíbrio da energia para contribuir com a prosperidade, saúde, amor, felicidade e outras boas energias.

Limpeza

401298 Organização e limpeza no Feng Shui Organização e limpeza no Feng ShuiPreocupe-se com a limpeza física, afinal, o externo é reflexo do interno

A manutenção da energia da casa reconhece a necessidade de uma limpeza física, ou seja, o fim da sujeira através de uma faxina bem feita. Como nem sempre é possível limpar a casa, eleja dois ou três dias por semana para a limpeza física de cômodos, móveis e objetos.

Independente da técnica usada para limpar, é importante que a medida possibilite a fluidez das energias. Desta forma, não basta fazer uma faxina superficial para eliminar a sujeira visível, mas sim tirar os itens dos seus respectivos lugares para limpar. Por exemplo, os livros organizados numa estante.

Depois de tomar os devidos cuidados com a limpeza física, é necessário pensar nas energias. O Feng Shui ensina algumas fórmulas de afastar as vibrações ruins e purificar os ambientes. O uso de alfazema ou lavanda diluída em água ajuda a combater energias desagradáveis em casa. Use um borrifador para espalhar a substância pelos ambientes residenciais.

A limpeza energética de um ambiente também pode ser realizada com salvia branca, uma erva poderosa capaz de purificar a casa toda e combater os miasmas (maus fluídos vibrados e presos na casa). O morador deve queimar algumas folhas e espalhar a fumaça gerada pela casa.

Organização

401298 Organização e limpeza no Feng Shui 1 Organização e limpeza no Feng ShuiCombata a bagunça e organize a casa sempre pensando na praticidade

Cada coisa no seu devido lugar – esta deve ser a proposta para colocar o Feng Shui em prática ao organizar a casa. Não dá para deixar todas as coisas espalhadas, amontoadas e bagunçadas, mesmo se isso acontece dentro de um móvel (guarda-roupa). É preciso colocar tudo em ordem e se livrar do desnecessário, sempre pensando na questão da praticidade.

Aproveite as dicas e tenha um ambiente limpo, organizados e cheio de boas vibrações.