Menu

Saúde

Atualizado em 18 de outubro de 2013, às 9:05
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Orelha de repolho: o que é, como evitar

A orelha de repolho pode ser causada por traumas em lutas. Saiba mais e veja como evitar esse problema.

É comum vermos nas lutas de MMA ou campeonatos de jiu-jitsu, muitos caras com as orelhas deformadas e estranhas. Isso já se tornou marca registrada de um lutador, apesar de ser feio para muitas pessoas, lutares tentam acelerar o processo de repolhismo, causando lesões propositais. Saiba mais sobre o que é orelha de repolho e veja como evitar.

660776 A orelha de repolho é um problema muito comum entre os lutadores. Foto divulgação Orelha de repolho: o que é, como evitar A orelha de repolho é um problema muito comum entre os lutadores. (Foto: divulgação)

O que é orelha de repolho

A orelha fica tão deformada que fica parecendo um repolho. Isso acontece devido aos atritos e esmagamento sofrido de maneira contínua durante as lutas e treinos seja contra o chão ou contra o braço do adversário. Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha e capa de pele que a protege, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração.

Os traumas provocam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha e a capa de pele que a protege, separando uma das outras e resultando em sua desfiguração. Existem alguns protetores acolchoados especiais para evitá-las, mas a orelha deformada se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda.

A instalação do hematoma é a única maneira de corrigir a lesão drenando o sangue e colar a cartilagem à membrana. Se isso não for feito de imediato, só irá restar a cirurgia plástica e dificilmente a orelha recuperará seu formato normal.

660776 Os traumas são as principais causas de orelhas de repolho. Foto divulgação Orelha de repolho: o que é, como evitar Os traumas são as principais causas de orelhas de repolho. (Foto: divulgação)

Danos causados nas orelhas

Segundo especialistas em otorrinolaringologia, o esporte que leva a traumas contínuos do pavilhão auricular pode resultar na aparência de repolho, mas não chega a ter relação com uma perda auditiva. Os traumas que levam a perda de audição estão relacionados ao rompimento timpânico ou lesão da cadeia ossicular, que é uma estrutura responsável pela condução do som até a cóclea no ouvido interno. Porém, além de ser uma lesão que provoca muita dor, pode deixar à região mais vulnerável as infecções.

Como evitar e tratar a orelha de repolho

O mais indicado para evitar as lesões na orelha é utilizar protetores específicos. Para prevenir ainda as inflamações, é preciso que o sangue acumulado depois da luta seja drenado o quanto antes. Do contrário, será necessário fazer cirurgia plástica para tentar recuperar o formato original da orelha.

Depois de instalado o hematoma, a única forma de corrigir a lesão é drenando o sangue e colando a cartilagem à membrana. Para isso, é essencial consultar um especialista para avaliar o carro e indicar o tratamento correto para o caso.

660776 O ideal é usar protetores de orelha para evitar as lesões. Foto divulgação Orelha de repolho: o que é, como evitar O ideal é usar protetores de orelha para evitar as lesões. (Foto: divulgação)

Os lutadores de MMA brasileiros e outros de luta são vítimas de traumas nas orelhas. A orelha de repolho pode causar deformação e pode ser de difícil reconstituição. Procure um médico especialista para avaliar o caso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.