Menu

Esportes

Atualizado em 26 de julho de 2012, às 18:43 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, história

Conheça um pouco da longa história dos Jogos Olímpicos, que tiveram origem na Grécia Antiga e que hoje chamam a atenção de todo o mundo.
493426 olimpiadas origem dos jogos olimpicos historia Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, históriaOs primeiros Jogos Olímpicos aconteceram por volta do século VIII a.C.

Tudo começou em Olímpia, na Grécia antiga, por volta do ano 776 a.C., quando os representantes de várias cidades-estado se reuniam para homenagear os deuses gregos e participar de algumas disputas atléticas, um pouco diferentes das que assistimos nas competições esportivas de hoje em dia.

Os jogos aconteciam no templo de Zeus, onde não era permitida a entrada de mulheres. Os participantes eram escolhidos após uma rígida investigação sobre a sua vida e chegavam ao local onde eram disputados os jogos com antecedência, para se prepararem física e emocionalmente.

493426 olimpiadas origem dos jogos olimpicos historia 1 Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, históriaOs ganhadores de cada prova eram tratados como heróis em suas cidades-estados.

Os vencedores de cada prova eram tratados como heróis e recebiam diversos prêmios, como alimentação gratuita para o restante da vida e lugares reservados em teatros, entre outros. Eles também ganhavam coroas de louro e ramos de palmeira, que simbolizavam a honra e a glória conquistadas.

Dali em diante, os gregos passaram a se reunir no mesmo local, a cada quatro anos, período que ficou conhecido como Olimpíada e que passou a ser usado até mesmo como uma medição de tempo pelos gregos. O evento também servia para valorizar a saúde e o corpo saudável, além de apregoar a paz e a harmonia entre as cidades-estados.

493426 olimpiadas origem dos jogos olimpicos historia 2 Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, históriaRuínas de Olímpia, onde aconteceram os primeiros Jogos Olimpícos.

Por volta do século IV a.C., os romanos invadiram a Grécia e o imperador Teodósio II mandou destruir todos os templos gregos e proibiu todas as práticas e cultos pagãos na Grécia. Era o fim dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

Informações sobre as Olimpíadas 2012 – Quadro de medalhas, modalidades, transmissão

Era moderna

493426 olimpiadas origem dos jogos olimpicos historia 3 Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, históriaOs Jogos Olímpicos voltariam a ser disputados no final do século XIX, após uma longa paralisação. Na foto, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Atenas, em 1896.

Após vários séculos sem serem realizados, os Jogos Olímpicos renasceriam através das ideias do francês Pierry de Frédy, também conhecido como Barão de Coubertin. Contando com a ajuda de um milionário grego, que bancou diversas reformas e construções na cidade de Atenas, na Grécia, seriam realizados, no ano de 1896, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Naquele ano, estiveram reunidos na 1ª Olimpíada moderna, 14 países e 241 atletas, que participaram de 43 eventos esportivos, em nove modalidades diferentes. Os jogos foram tão bem recebidos pela população e autoridades gregas que a ideia inicial era de que Atenas fosse a sede permanente das Olimpíadas.

Porém, o então recém-criado Comitê Olímpico Internacional (COI) acabou decidindo que os jogos deveriam circular por todo o mundo e dessa forma, em 1900, foi a vez de Paris sediar os Jogos Olímpicos, que seriam realizados a cada quatro anos em uma cidade diferente, apesar de alguns locais terem se repetido ao longo da história.

Confira a lista das Cidades que já sediaram as Olimpíadas

Profissionalismo

493426 olimpiadas origem dos jogos olimpicos historia 4 Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, históriaOs atletas profissionais só puderam disputar as Olimpíadas a partir da década de 1970.

Desde o seu início, os Jogos Olímpicos passaram por diversas mudanças. Uma das mais marcantes foi o fim da proibição da participação de atletas profissionais nas competições, o que se deu a partir da década de 1970, quando até então, só atletas amadores podiam competir nas Olimpíadas.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.