Olimpíadas de Matemática: dicas para se preparar

PUBLICIDADE

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) desse ano começam no próximo dia 18 e vão terminar somente em 5 de abril. O Ministério da Educação (MEC) acredita que aproximadamente 20 milhões de estudantes de todo o Brasil participem da competição. Os cadastros precisam ser feitos por meio do site da olímpiada.

Veja também: Provas anteriores OBMEP – Olimpíada de Matemática 

As Olimpíadas de Matemática abrirão inscrições em breve (Foto: Divulgação)

Essa competição tem como objetivo o estímulo e a revelação de alunos com grande potencial para a matemática. Qualquer escola da rede pública de ensino poderá inscrever os estudantes conforme três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do ensino médio.

PUBLICIDADE

Quem for participar das avaliações deve começar a estudar, já que a primeira fase acontecerá no dia 4 de junho (a hora não foi definida). Os estudantes com melhor desempenho nas provas serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em locais que ainda serão definidos. Confira a seguir algumas dicas para estudar para as Olimpíadas de Matemática:

Organize uma rotina de estudo diária

A preparação para essa avaliação requer um planejamento. Juntamente com os seus pais, organize um cronograma do seu dia para conseguir incluir o estudo nessa rotina. É preciso investir, ao menos, 1 hora do seu dia em exercícios de matemática e interpretação de texto, pois é necessário conseguir entender os enunciados das questões para resolvê-los corretamente.

Saiba mais sobre: Olimpíada de Matemática 2012: Inscrições

Reúna um bom material para estudar para essa avaliação (Foto: Divulgação)

Material de apoio na internet

Além de diversão e comunicação, a internet oferece muitas opções para quem está interessado em exercitar seu conhecimento. Procure em sites provas de anos anteriores das Olimpíadas de Matemática para que você conheça o estilo da avaliação. Passe a resolver as questões, pois assim conseguirá ter uma ideia de como funciona o teste. Além disso, conseguirá controlar bem o seu tempo na prova e não deixará que o nervosismo tome conta.

Peça reforço para o seu professor

Na escola, depois das aulas, converse com o seu professor de matemática e peça apoio com relação ao material didático que pode estudar para se preparar melhor para esse teste. Certamente esse profissional ficará muito feliz em ajudar a conquistar os primeiros lugares na avaliação, assegurando um lugar na universidade mesmo tão jovem, ou outros prêmios. Mas, na pior das hipóteses, estudando para as Olimpíadas de Matemática, e mesmo não conseguindo muito destaque na avaliação, você terá adquirido um conhecimento maior que o atual.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.