Menu

Beleza

Atualizado em 18 de julho de 2012, às 13:50 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Olhos com contorno esfumaçado, como fazer

Confira o passo a passo do make que promete bombar nessa temporada!

Não dá pra negar que o make pesado chama a atenção. Um dos pontos altos de uma produção carregada é o esfumaçado nos olhos que, normalmente conta com duas ou três opções de cores, destaca o look e sofistica a produção. Porém, é um ligeiro toque na parte inferior na pálpebra o que completa o visual.

“O look está com toda força na estação, especialmente nas cores preta e marrom”, conta Tânia Silva, maquiadora do (L)oft Hair Boutique, salão do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Para obter o efeito é necessário ter cautela para não errar a mão, pois o produto pode borrar com o passar do tempo e virar olheiras carregadas, acabando com a maquiagem.

Confira: Maquiagem com esfumaçado colorido

Além das cores tradicionais, o violeta, vinho escuro, azul, roxo, verde e metálicos igualmente aparecem em alta no inverno. No entanto, é exatamente no abuso de sombra escura que causa o borrão.  Para evita que estragos como esses ocorram, o ideal é maquiar primeiro a região dos olhos, e depois a pele. “Após fazer o olhão, limpe qualquer sujeirinha que cair. Em seguida, proceda a finalização com base, corretivo e pó. O risco de errar é praticamente zero”, ensina, Renato Vermmont, maquiador da Agência Pink Mgt, em São Paulo.

Passo a passo

488096 olhos esfumados Olhos com contorno esfumaçado, como fazerO esfumaçado nos olhos que, normalmente conta com duas ou três opções de cores, destaca o look e sofistica a produção. (Foto: Divulgação)

Tenha ao alcance tudo o que vai usar, como lápis, sombras, máscara de cílios, pincéis, algodão, demaquilante. “Tanto a sombra quanto o lápis funcionam bem. A primeira deixa um acabamento opaco, sóbrio, conferindo uma imagem clássica. Já o segundo oferece um resultado bem moderno, mais ‘molhado’. Alguns lápis já vêm com a esponja, facilitando a vida na hora de espalhar”, diz o profissional.

Leia mais: Maquiagem degradê, passo a passo

Com o pincel ou com o dedo, esfumace de fora para dentro.  “É importante fazer isso de forma sutil e em etapas. Querendo mais intensidade, basta adicionar produto”, diz Renato. Se a finalidade é obter um olho bem marcado, passe somente a sombra ou use por cima do traçado deixado pelo lápis, esfumaçando com cuidado.  “Verifique antes se há excesso de sombra no pincel – para não cair pozinho por todo o rosto. Fica legal colocar preto na pálpebra superior e marrom ou vinho escuro na inferior”, aconselha Tânia Silva.

488096 make Olhos com contorno esfumaçado, como fazerAlém das cores tradicionais, o violeta, vinho escuro, azul, roxo, verde e metálicos igualmente aparecem em alta no inverno.(Foto: Divulgação)

Pinceis achatados, com cerdas menores e mais duras ajudam a dar aquele efeito na parte inferior. Repita as passadas bem próximo dos cílios. “Não é necessário chegar próximo ao nariz, pode parar um pouco antes”, ensina Renato. Para quem gosta de um resultado marcante, vale pintar ainda a parte de dentro dos olhos, conhecida como linha d’água.

Veja também: Dicas de como aplicar sombra

Caso seja necessário realizar algum retoque para esconder as olheiras, molhe um algodão no demaquilante e limpe a região. Em seguida, use corretivo, e por cima, iluminador.  “O produto valoriza o esfumado e deixa o make sofisticado, porém é necessário atenção: não aplique em toda a área inferior dos olhos e sim na parte mais alta das maçãs do rosto e abaixo das sobrancelhas”, finaliza o maquiador.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.