Menu

Bem Estar

Atualizado em 10 de outubro de 2012, às 16:30 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Óleo de abacate: benefícios

O consumo de óleo de abacate faz bem à pele, saúde e ajuda no emagrecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

Geralmente utilizamos uma gama de óleos para a pele e cabelo, mas o que muitos não sabem é que alguns desses produtos que dão saúde para os fios e pele também podem ajudar no bom funcionamento do organismo. O óleo de abacate, por exemplo, ajuda no emagrecimento. O produto auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal, que é um alívio para o fígado.

Confira também: Óleo de abacate- benefícios, como usar

525395 abacate 02 Óleo de abacate: benefíciosO abacate é ótimo para o cabelo e pele (Foto: Divulgação)

Óleo de abacate contra a absorção de gordura

O óleo de abacate, se usado de modo correto, sem exageros, faz muito bem à saúde do organismo. Para quem está em plena dieta o óleo pode ser um grande aliado na perca de peso, por bloquear a absorção de gordura saturada pelo corpo de alimentos ricos nessa fonte calórica.

525395 oleo de abacate Óleo de abacate: benefíciosO óleo de abacate deve ser usado com moderação (Foto: Divulgação)

Prevenção de doenças cardiovasculares

Além de  deixar a pessoa de “bem” com a balança, o óleo de abacate previne doenças cardiovasculares. Graças ao seu alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que auxilia na redução do colesterol ruim e aumento do bom, o seu coração ficará mais forte e saudável.

Saiba mais sobre: Abacate ajuda a perder barriga

525395 abacate 00 Óleo de abacate: benefíciosAdicione o óleo de abacate na alimentação (Foto: Divulgação)

Controle de glicemia e diabetes com óleo de abacate

O consumo do óleo de abacate ajuda no controle da glicemia, auxiliando no tratamento da diabete. Mas, se você já faz um tratamento contra essa doença que é causada pela alta taxa de açúcar no sangue e baixa produção (ou produção nenhuma) de insulina, não abandone. O óleo de abacate é preventivo e pode ser um agregador de forças à medicação. Se houver a intenção de consumi-lo, consulte um especialista para evitar danos ao tratamento.

O produto também reforça a imunidade e ajuda a proteger a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos. Esse óleo é também um antioxidante por causa de seu altíssimo teor de vitamina E, que inibe a formação de radicais livres, contribuindo para diminuir os sinais de envelhecimento. Mas atenção para não exagerar. Óleo de abacate é uma gordura boa, que deve ser usada de maneira moderada por ser calórica.

Como inserir o óleo de abacate no cardápio

Para consumir de modo consciente o óleo de abacate, você pode usá-lo como uma espécie de azeite. Adicione uma dose em temperos de saladas, misture em molhos, finalize um prato quente com um fio de óleo de abacate. Para quem gosta de consumir em doses, beba apenas uma colher de sobremesa do óleo antes ou depois das principais refeições.