Menu

Educação

Atualizado em 5 de junho de 2012, às 10:08 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > OBMEP 2012 – primeira e segunda fase

A Olimpíada Brasileira de Matemática está realizando a sua primeira fase hoje, considerando a aplicação das provas dos três níveis.
460346 OBMEP 2012 primeira e segunda fase 1 OBMEP 2012   primeira e segunda faseA primeira fase da OBMEP 2012 acontece hoje (5).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem como objetivo incentivar os conhecimentos matemáticos e ainda descobrir novos talentos. A iniciativa é promovida pelo MEC, juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia, além de contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

A primeira edição da OBMEP foi realizada em 2005, já com a meta de estimular os estudos sobre assuntos relacionados à Matemática. Desde o início a olimpíada também procurou melhorar a qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento dos professores, promover a difusão do conhecimento e premiar os alunos talentosos.

OBMEP 2012 : Provas e prêmios

Em sua 8ª edição, a Olimpíada de Matemática está mobilizando mais de 46 mil escolas públicas para avaliar os conhecimentos matemáticos dos alunos. As provas aplicadas possuem três níveis diferentes (nível 1 para 6º ou 7º ano do Fundamental, nível 2 para 8º ou 9º ano do Fundamental e nível 3 para Ensino Médio), sendo que o grau de dificuldade aumenta de acordo com o ano letivo.

O período de inscrição das escolas para participar da Olimpíada foi encerrado no dia 30 de março. As provas da 1ª fase da OBMEP 2012 serão aplicadas nas escolas inscritas no dia 05 de junho, sendo responsabilidade de cada instituição definir os horários. A primeira etapa da Olimpíada propõe que o aluno resolva questões de múltipla escolha, durante o período de 2h30min.

Saiba mais: Olimpíada de Matemática 2012 – inscrições

460346 OBMEP 2012 primeira e segunda fase OBMEP 2012   primeira e segunda faseAs provas da segunda fase serão aplicadas no dia 15 de setembro.

As escolas deverão enviar os cartões-respostas dos alunos classificados para a 2ª fase até o dia 26 de junho. De acordo com o calendário oficial, a divulgação dos alunos classificados e locais da prova acontecerá em 15 de agosto. A prova da segunda etapa da Olimpíada de Matemática será aplicada no dia 15 de setembro, sendo composta por questões discursivas.

O resultado da segunda fase será anunciado no dia 30 de novembro, com os nomes dos alunos premiados. Os professores, as escolas e secretarias da educação também poderão receber prêmios de acordo com os resultados das provas.

A OBMEP 2012 concederá 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 3100 medalhas de bronze e 46.200 certificados de Menção Honrosa. Os alunos premiados serão beneficiados pelo Programa de Iniciação Científica Júnior.

Os alunos que estão com dúvidas a respeito da Olimpíada Brasileira de Matemática podem encontrar no site oficial maiores esclarecimentos. A página também possui o as provas anteriores da OBMEP disponíveis para estudo.

460346 OBMEP 2012 primeira e segunda fase 2 OBMEP 2012   primeira e segunda faseA OBMEP procura incentivar o estudo da Matemática no Ensino Fundamental e Médio.

Veja também: Provas Anteriores OBMEP – Olimpíada de Matemática

 

Conteúdo avaliado com média: